Diocese

CIRP Regional tem nova equipa de trabalho

Publicado por . em Qui, 2023-11-23 15:57

Decorreu, no dia 18 de novembro, o encontro de formação e assembleia eletiva da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) Regional, no Centro D. Abílio Vaz da Neves, em Macedo de Cavaleiros.

Estiveram presentes cerca de 30 consagrados, de 4 congregações presentes na nossa diocese: Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus, Marianos da Imaculada Conceição e Salesianos.

O encontro iniciou com a oração da Hora Intermédia, ao que se seguiu o tema de formação apresentado pela Ir Emilia Seixas, Serva Franciscana, que explorou a Exortação Apostólica do Papa Francisco “Laudate Deum”. Sublinhou a importância do cuidado da criação numa ligação aos votos de castidade, pobreza e obediência, e num repensar de gestos e atitudes no nosso dia-a-dia comunitário. Reduzir, reutilizar, reciclar e repensar é um compromisso que nos une no “Louvor a Deus por todas as suas criaturas”.

«Laudate Deum» é o título desta carta, porque um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior perigo para si mesmo. (LD, 73)”, referiu como alerta.

“Temos que repensar nos nossos hábitos e rotinas, a nível comunitário e social”, neste cuidado da “casa comum”, mesmo que em pequena escala. “Olhemos ao nosso redor sempre com o motivo de louvar a Deus! Seja esse o nosso primeiro gesto cada dia e repensemos de que forma podemos ajudar a reduzir as emissões de gases com efeito estufa”.

Terminou a sua reflexão citando o número 65 da Exortação Apostólica: “O mundo canta um Amor infinito; como não cuidar dele?” Seguiu-se um espaço de partilha de experiências e algumas questões sobre o tema.

Ficou também eleita a nova equipa da CIRP para 2023-2026 com os seguintes elementos:
Presidente - Pe Eduardo Novo, mic
Secretária - Ir. Conceição Borges, sfrjs
Tesoureira - Ir. Cândida, scj
Vogais - Pe João de Brito, sdb e Ir. MJ Oliveira, sfrjs
O encontro terminou com a oração de Angelus e a refeição fraterna com a participação de todos os consagrados presentes.

Assinaturas MDB