Nordeste Transmontano

Comando da GNR assinalou aniversário em Carrazeda de Ansiães com a promessa de cinco milhões de euros de investimento

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-03-02 10:45

O distrito de Bragança poderá vir a receber mais de cinco milhões de euros de investimento do Ministério da Administração Interna (MAI) em instalações da Guarda Nacional Republicana. A promessa foi deixada pelo Ministro José Luís Carneiro, sexta-feira, em Carrazeda de Ansiães, durante as comemorações do dia do Comando Territorial de Bragança.

“Há um investimento global estimado para o distrito de Bragança na ordem dos cinco milhões de euros. Mas como hoje é do domínio público, as obras públicas estão a ser adjudicadas por valores acima do que era previsto dados os efeitos da inflação.

Esses cinco milhões de euros estimados de investimento da nova lei de programação de investimento em infraestruturas e equipamentos prevê a realização de investimentos em infraestruturas de dispositivo territorial em seis delas. Uma está em curso (Vimioso) e outras cinco estão em projeto de execução. Quando terminarem os projetos, lançar-se-ão os procedimentos de concurso. Em regra, através de contratos inter-administrativos celebrados com as câmaras municipais, tendo em vista dar maior celeridade à execução”, explicou José Luís Carneiro aos jornalistas.

O mesmo governante frisou que as obras nos quartéis de Vinhais, Rebordelo, Carrazeda de Ansiães, Argozelo e Alfandega da Fé, deverão arrancar ainda este ano.
“Mal estejam concluídos os projetos de execução, porque obedecem a várias especialidades, estaremos em condições de celebrar os contratos com as Câmaras Municipais, que procedem ao lançamento da obra a concurso.

Não havendo imprevistos, concluídos os projetos de execução até abril, feitos os contratos com as Câmaras entre abril e junho, as autarquias estariam em condições de lançar as obras a concurso entre junho e julho. Tratando-se de obras acima do milhão de euros, podemos contar com cerca de seis meses em termos de concurso público”, referiu o Ministro.

José Luís Carneiro recordou que em 2022 foram alocados ao distrito de Bragança 34 novos guardas, elevando a capacidade da GNR para cerca de 625 elementos. Já o Comandante Distrital, o tenente-coronel Lobo de Carvalho, assegurou que esta força é “suficiente” mas que há “margem para crescer”.

“O comando de Bragança tem uma presença territorial com o seu efetivo que é suficiente e que corresponde às necessidades e expectativas da sociedade e de toda a dimensão criminal que conhecemos e que ocorre neste território. Ao termos mais elementos significa reforçarmos o nosso contingente para fazer mais e melhor”, disse.
“Temos capacidade para crescer noutras áreas, nomeadamente nas forças de segundo escalão, em apoio às forças que patrulham nas nossas áreas. Uma das estratégias do comando é reforçar essas valências de apoio ao patrulhamento.

Por outro lado, crescer e qualificar ainda mais nas especialidades dos nossos serviços, nomeadamente na investigação criminal, qualificar cada vez mais toda a área das informações e também dentro da área específica do serviço de proteção da natureza. Não podemos esquecer que este é um território vastíssimo, que tem assimetrias notórias e a GNR tem de estar preparada em todos estes contextos”, acrescentou Lobo de Carvalho.

Assinaturas MDB