Concelho acolhe II Edição do Festival do Cabrito
Nos dias 14, 15 e 16 de abril, a Câmara de Carrazeda de Ansiães comparticipa o consumo de cabrito nos restaurantes locais aderentes ao Festival, em que a dose individual fica apenas a 7,5 € para o consumidor.
A iniciativa foi lançada em 2021, em pleno confinamento devido à doença COVID-19. Como forma de apoiar a restauração local, fortemente fustigada pelo contexto pandémico, e de estimular a comunidade a consumir produtos locais, a autarquia desafiou os restaurantes a confecionarem cabrito assado no forno, que os consumidores pudessem “levar para casa”, assumindo a Câmara quase na totalidade os custos da refeição.
Face ao sucesso da iniciativa, este ano, já com liberdade de circulação e praticamente sem restrições de acesso aos restaurantes, o município entendeu manter o Festival. “As dificuldades ainda não foram superadas e, entretanto, os custos de produção aumentaram, reflexo do aumento acentuado dos custos de energia e de combustíveis, que se traduzem num aumento geral dos preços das matérias-primas, a situação está complicada para os empresários e para a comunidade em geral e este gesto, não resolve, mas pode eventualmente aliviar”, argumenta o presidente da Câmara João Gonçalves.