Cruz Vermelha assinalou Dia Internacional da Juventude
A Delegação de Bragança da Juventude Cruz Vermelha Portuguesa assinalou o Dia Internacional da Juventude, data que se comemora a 12 de agosto, com uma iniciativa que reuniu cerca de 170 jovens, no Parque da Braguinha, unidos pelo tema: «Solidariedade Intergeracional: Criar um mundo para todas as idades».
Emília Oliveira, Coordenadora Local da Juventude Cruz Vermelha (JCV), apontou o motivo da celebração da data. “A JCV tem um importante papel na construção de uma sociedade segura, coesa e harmoniosa. Hoje, celebramos esta data oferecendo o protagonismo para aqueles que são o futuro. As crianças aqui presentes estão por um convite endereçado pela JCV aos agrupamentos escolares locais. Esta iniciativa serve para sensibilizar e consciencializar a comunidade local, marcando presença num espaço público, visando mostrar que a Juventude não é invisível.”
A ideia de dar “voz ativa” aos jovens para partilhar as suas ideias é o mote da atividade promovida pela JCV. “Há muitas temáticas que preocupam os jovens, nomeadamente as alterações climáticas. Propomos dar palco aos jovens para poderem abordar todos os assuntos que merecem a sua atenção. Daremos a conhecer o projeto da JCV — “O meu Sol” — em parceria com a Nivea, onde alertamos para os perigos da exposição solar. Teremos atividades de reciclagem e ações de sensibilização no acolhimento de refugiados, onde através da atividade “O minuto do Conto” damos a conhecer histórias verídicas «de refugiados direcionadas a crianças,” declarou a coordenadora local.
Esta é a segunda vez que a JCV assinala o Dia da Juventude e o balanço excedeu as expetativas. “O balanço é muito positivo, a atitude dos jovens foi bastante participativa e com boa disposição,” revelou Emília Oliveira.
Para Teresa Soares, de 9 anos, participar nesta atividade é uma oportunidade de adquirir conhecimentos. “Gosto de participar nestas atividades porque ensina coisas importantes para o nosso futuro. Já é a segunda vez que participo no Dia Internacional da Juventude e quero estar presente para o próximo ano”.
António Pedro, de 17 anos, exerce as funções de voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa há um ano e aponta esta iniciativa como fundamental para os mais jovens. “Esta iniciativa é bastante importante para dar a conhecer o trabalho da Cruz Vermelha Portuguesa e sensibilizar para temáticas importantes, num ambiente divertido. Estou muito contente por fazer parte da JCV e poder dar o meu contributo nesta e noutras atividades”.
A organização da iniciativa é da responsabilidade da Juventude Cruz Vermelha – Delegação de Bragança, com a parceria do Município de Bragança e da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo.
A Juventude Cruz Vermelha (JCV) é o departamento juvenil da Cruz Vermelha Portuguesa.
Foto: Guilherme Moutinho