Futsal

Decisões polémicas marcam confronto entre Pioneiros e Fafe

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 2019-10-16 17:46

A partida entre Pioneiros e Fafe, a contar para a 4ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal da 2ª Divisão, ficou marcada por decisões polémicas da equipa de arbitragem liderada por Hugo Martins.

No rescaldo da partida, em que o resultado foi favorável aos fafenses por 5-6, o conjunto de Ricardo Pires contabilizou 4 expulsões. Os cartões vermelhos, após acumulação de amarelos, mostrados a Diogo Fernandes (14’), Juan Pinheiro (39’), Philippe Alves (39’) e Francisco Pinto, já após o final da partida, limitaram a prestação do conjunto violeta e irão condicionar a gestão da equipa na próxima jornada do Nacional.

Um jogo com duas equipas, bastante equilibradas, muito lutadoras e com pretensões de ganhar, contagiadas por um ambiente eletrizante, o que favoreceu a prática do futsal. Apesar da qualidade evidenciada pelos atletas, quem se destacou, na partida, foi a equipa de arbitragem. Foi notório o descontentamento dos adeptos e estrutura dos Pioneiros pelas decisões tomadas pelos homens do apito. O golo que deu a vantagem, pela margem mínima, ao conjunto fafense foi marcado a 10’’ do final, por Afonso Pereira, que selou a partida com um final dramático.

Os golos que deram a vitória à equipa visitante foram marcados por Micael Magalhães (15’ e 35’), Alberto Fernandes (18’), Afonso Pereira (26’ e 39’) e André Guimarães (35’). Os golos dos brigantinos foram marcados por Feija (13’), Diogo Fernandes (14’), Philippe Alves (19’ e 21’) e André Meneses (38’).

A equipa dos Pioneiros volta a jogo, dia 19 de Outubro, frente ao Paços de Ferreira na 1ª Eliminatória, Zona Norte, da Taça de Portugal. A partida terá lugar no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, às 20h00.

“Preparámos muito bem esta partida, tendo em conta as nossas limitações, com uma estratégia definida contra um adversário com boa intensidade. Encontrámos uma equipa de arbitragem que fez um trabalho vergonhoso. Estamos numa época que em termos administrativos e em campo estão a querer acabar com os Pioneiros. A FPF deve promover o desporto e não ser só para alguns. A dualidade de critérios da arbitragem sobre miúdos de 19 anos é penalizadora.” Ricardo Pires, treinador dos Pioneiros.

“Foi uma vitória muito difícil. Os Pioneiros apresentaram uma estratégia que nos surpreendeu, a jogarem com o bloco baixo e a jogar com o nosso erro. Nunca conseguimos entrar em jogo, sentimos a responsabilidade de vencer e sentimos muito os golos dos Pioneiros. Tentámos no segundo tempo o futebol exterior porque a equipa dos Pioneiros esteve sempre muito confortável a defender. Conseguimos o golo a 10’’ do fim, com uma vitória que nos assenta bem. Parabéns ao técnico dos Pioneiros pela maneira como construiu a equipa e o trabalho realizado neste jogo.” Alexandre Pinto, treinador do AD Fafe.

Macedence no caminho certo

O Macedense garantiu a sua segunda vitória consecutiva, após vitória por 4-5 frente ao Contacto Futsal Clube, no Pavilhão Municipal de Refojos. Os golos dos macedenses foram marcados por Ricardo Simão (18’), Luis Lameirão (22’, 23’ e 35’) e Patrik Simão (23’). Os visitados viram Pedro Carneiro e José Magalhães faturar na partida, respetivamente aos 5’ e 16’ e aos 7’ e 25’. O clube de Macedo de Cavaleiros prepara agora a 1ª eliminatória da Taça de Portugal com o ACD Gião. O jogo está agendado para dia 19, às 16h00, no Pavilhão Municipal de Gião.

Assinaturas MDB