Município quer avançar com candidatura da Alheira de Mirandela a património cultural imaterial da UNESCO
A Alheira de Mirandela pode vir a ser candidata a Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.
Essa possibilidade foi avançada, esta quinta-feira, pelo Presidente da Câmara de Mirandela, durante a cerimónia de inauguração da 26ª edição da feira da Alheira que decorre até ao próximo domingo.
Vítor Correia considera que “não é uma ambição desmedida, é uma ambição com os pés bem assentes, porque ela tem história associada à Inquisição, como todos sabem, e para além da componente que já tem do ponto de vista daquilo que é o paladar, tem também a componente da razão, porque é que a alheira atingiu estes patamares”, afirma o autarca.
Para que essa candidatura venha a ser uma realidade a médio prazo, o autarca de Mirandela lançou um desafio para que venha a ser criado um centro de investigação e inovação da Alheira de Mirandela, que pode vir a ficar instalado no Polo de Inovação Agrícola que está em fase de requalificação na Quinta do Valongo, em Mirandela. “A alheira já atingiu um patamar de elevadíssima qualidade, elevadíssima expansão, mas nós percebemos que para evoluir precisamos de juntar a ciência e a inovação, já temos o IPB, mas temos que juntar aqui mais essa componente científica com o UTAD, com a Escola Profissional de Agricultura, e também com a CCDR que vem agora juntar-se com o Polo de Inovação Agrícola e a ideia é juntar uma componente mais científica para podermos inovar e evoluir mais”, adianta Vítor Correia.
Para dar conta da importância da alheira de Mirandela, o presidente da autarquia salienta que já representa um impacto económico considerável no concelho. “Direta e indiretamente, desde o fator produtivo até o fator da restauração, exportação, é difícil quantificar mas tem um impacto económico elevado e estima-se no valor de 50 milhões de euros anuais e também podemos associar aqui as famílias que vivem diretamente ou indiretamente da produção da alheira, temos 800 trabalhadores ligados a este produto fantástico que é a alheira e que tem de ser a nossa âncora na produção e na divulgação”, sublinha.
Atualmente, existem cinco fábricas certificadas para produzir a alheira de Mirandela IGP (Indicação Geográfica Protegida) e mais 12 cozinhas regionais.
A 26ª edição da Feira da Alheira abriu as portas e decorre até domingo. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), revela que as expetativas “são muito boas, temos um acréscimo de expositores, o que é bom, temos bom tempo, também é muito bom e esperemos que haja mais pessoas a visitar-nos”, refere Filipe Carvalho.
O certame - organizado pela Câmara Municipal, em parceria com a Associação Comercial e Industrial – terá mais de uma centena de expositores distribuídos pela zona nobre da cidade, numa área de 11.500 metros quadrados, desde o Parque do Império até à Zona Pedonal da Rua da República.
