Nordeste Transmontano

Distrito tem mais de meia centena de edifícios do Estado sem utilização

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-04-07 09:01

No distrito de Bragança há 55 edifícios do Estado sem uso ou abandonados, segundo a última informação do Gabinete dos Secretários de Estado do Tesouro e da Descentralização e da Administração Local publicada em Diário da República no dia 17 de março.

A maior parte desse património albergou serviços do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Direção Regional de Agricultura e Pescas, das Finanças ou do Ministério da Justiça. As estações e apeadeiros que serviram as linhas de caminho de ferro do distrito não estão incluídos na listagem, no entanto a maior parte está em avançado estado de degradação e abandono.

Há décadas que muitos destes edifícios listados deixaram de ser usados e a maioria encontra-se devoluto e danificado, nomeadamente as casas da floresta, de que pouco mais resta do que as paredes, pois os interiores foram completamente destruídos e vandalizados.

Só no concelho de Bragança, aquele onde mais património está sem uso, há 13 edifícios devolutos, dos quais são antigos albergues turísticos, mais conhecidos pelas casas do parque, ou casas dos serviços florestais.

Assinaturas MDB