Empresas apostam na qualidade e na certificação através de projeto do Nerba
Foram 21 as empresas que aderiram ao projeto Inova-PME 2019-2020 Gestão Estratégica acesso a Mercados Digitais dinamizado pelo Nerba, que contou com financiamento do Feder Compete 2020, cujos resultados foram apresentados ontem em Bragança.
A iniciativa atraiu empresas de Bragança e de outros distritos do Norte do país, como Viana do Castelo. “O principal objetivo foi a capacitação das empresas na sua forma de gerir e de trabalho. No caso do Nerba passou pela implementação de sistema de gestão de qualidade, a implementação na área da BSF que são certificações para a segurança alimentar. Uma empresa está a trabalhar numa certificação nacional para a conciliação da vida familiar e profissional, certificação para o ambiente, entre outras. Também se criaram projetos de gestão mais inovadores para aperfeiçoar indicadores de gestão”, explicou Ana Paula Louzada, coordenadora do projeto.
O marketing digital foi outra das componentes da iniciativa. “Para trabalhar a comunicação. Muitas das empresas fizeram o ‘refresh’ dos logótipos, construíram e reformularam páginas da Internet, ou criaram lojas online, melhoraram a comunicação nas redes sociais”, acrescentou Ana Paula Louzada.
O Nerba geriu o projeto, que foi financiado em 50% de fundos, e contratou equipa de consultores para ajudar as empresas a implementar os melhoramentos. “A certificação foi importante para o controlo de processos e para ter uma maior eficiência e gestão dentro da empresa. Ajudou-nos a crescer e a não desperdiçar tanto tempo e a encontrar novas oportunidades de negócio”, referiu o empresário Pedro Parreiras, da Megatic, localizada em Bragança.