Encontro Nacional da Juventude da Cruz Vermelha com participação “histórica”
Mais de 150 jovens participaram no Encontro Nacional da Juventude da Cruz Vermelha, que teve lugar em Bragança entre sexta-feira e domingo, com uma participação considerada “histórica”, pois foi um dos maiores dos últimos 20 ou 30 anos. “São quase umas jornadas de verão, ou um congresso, onde os jovens líderes das delegações locais de 36 locais discutem, debatem e partilham experiências e mostram o que de melhor se faz em termos de intervenção cívica, social e humanitária”, explicou Duarte Soares, presidente da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa.
“O êxito desta iniciativa foi considerado particularmente “relevante” por se ter realizado em Bragança, considerando os desafios sociais e demográficos consequentes de uma região do interior do país, nomeadamente o envelhecimento, que se procura também reinventar através da intervenção humanitária juvenil e não apenas académica e pedagógica”, acrescentou o responsável.
A delegação brigantina acolheu este evento “a olhar para o futuro” pois a agenda própria dos jovens “tem que vir para a frente do nosso pensamento e da nossa capacidade crítica e da nossa ação”. Durante o fim-de-semana os jovens estiveram juntos em várias atividades, desde as dinâmicas de grupo, a aprovação de moções estratégicas, a partilha de ideias e a realização de eleições.
A delegação de Bragança da CVP não tem falta de voluntários. Atualmente tem cerca de 140 registados e com formação, mas o número pode chegar quase aos 200 em breve, o que faz desta entidade um exemplo a nível nacional. “A dinâmica criada com o ensino secundário e superior faz com que haja um passa-palavra muito grande. Somos até acolhedores de muitos jovens estrangeiros que passado alguns meses nos retribuem com o seu próprio tempo. É nesta dupla condição de beneficiário-voluntário que reside a nossa força”, afirmou.
Cátia Santos é uma das voluntárias da delegação de Bragança da CVP e gostou de participar no encontro. “Sempre me fascinou o voluntariado e agarrei a oportunidade de participar. Nunca tinha participado um encontro destes, mas acho importante para abraçar o convívio e partilhar experiências”, contou.
A Sessão de Boas-Vindas realizou-se no auditório da Polícia de Segurança Pública, com a presença do presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, e do presidente do IPB, Orlando Rodrigues, e responsáveis regionais e nacionais da CVP.
O autarca brigantino estava satisfeito com tanta participação juvenil. “Este encontro ganha esta expressividade em número, fruto do interesse dos voluntários é sempre positivo para nós. Foi uma atividade chamativa e os jovens de mais de 36 localidades do país inscreveram-se e vieram a Bragança e vêm a cidade como um bom espaço”, referiu o autarca.