FUTEBOL FORMAÇÃO

Equipas do concelho de Mirandela preparam fase de manutenção nos nacionais

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2023-02-08 13:11

O São Pedro de Vale do Conde está confiante que vai conseguir a manutenção no nacional da segunda divisão de juvenis (sub/17).

A equipa orientada por Rafael Pinheiro terminou a primeira fase da prova, no passado fim-de-semana, ficando no 10º lugar com 17 pontos, mas agora, na fase de manutenção, as seis equipas vão arrancar todas com zero pontos, pelo que o jovem técnico assume que os 22 jogos da fase regular também “serviram para dar minutos de competição a praticamente todo o plantel” e que agora tem “um núcleo duro” que está pronto para tentar conseguir o objetivo “que é claramente não descer de divisão”, assume.

Os adversários são o Alverca e o União de Almeirim, da zona de Lisboa, o Ançã, do distrito de Coimbra, o Lusitânia de Lourosa, de Aveiro, e o Barroselas, de Viana do Castelo. A maior dor de cabeça para Rafael Pinheiro está nas duas deslocações que a equipa vai ter de fazer a Lisboa. “O autocarro demora sempre algumas horas, o motorista terá obrigatoriamente de efetuar uma paragem e vamos ter de jogar depois de uma viagem de seis, sete horas. Esse será certamente a maior dificuldade”, disse.

Na nova fase, as seis equipas vão jogar entre si a duas voltas, completando 10 jornadas, e descem de divisão os últimos dois classificados (5º e 6º), se bem que o quarto classificado também corre o risco de descer se for um dos piores de todas as séries. Rafael Pinheiro, apesar de não conhecer o valor da maioria dos adversários, está confiante na manutenção.

“Não conseguimos aferir do valor de quase todas as equipas, exceto a do Barroselas que esteve na nossa série, mas estamos confiantes”, assegura.

Já o treinador da equipa de juniores (sub/19) do Sport Clube Mirandela admite que vai ser difícil conseguir a manutenção no nacional da segunda divisão, mas Gilberto Vicente sente que o todo o plantel “ambiciona fazer história”.

A equipa alvinegra prepara-se para o arranque da fase de manutenção, no próximo sábado, onde parte em lugar de despromoção, já que, ao contrário do que acontece no nacional de juvenis, as equipas mantêm os pontos amealhados durante a primeira fase.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

 

Assinaturas MDB