FUTEBOL FORMAÇÃO

Escola Crescer perde com o Gil Vicente na ronda inaugural da Fase de Manutenção

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 01/05/2026 - 10:57

A Escola Crescer não conseguiu arrancar com um resultado positivo no arranque da Série 1 da Fase de Manutenção do Campeonato Nacional de Sub-17 da 2.ª Divisão, ao perder em casa, no Parque Desportivo de Sta. Apolónia (IPB), diante do Gil Vicente, por 1-4, este domingo.

A equipa de Barcelos confirmou o favoritismo logo nos primeiros minutos, com Mário Rego a inaugurar o marcador aos 6 minutos, na sequência de um pontapé de canto concluído no segundo poste. Pouco depois, João Novais desperdiçou uma grande penalidade aos 8 minutos, defendida pelo guarda-redes da Escola Crescer, José Costa. O mesmo Novais acabaria por marcar aos 19 minutos, finalizando uma boa jogada coletiva do ataque gilista.

No segundo tempo, o Gil Vicente voltou a aumentar a vantagem logo aos 49 minutos, com Francisco Ferreira a encostar num lance algo confuso na área brigantina. Apesar da desvantagem, a Escola Crescer reagiu e melhorou o seu desempenho ofensivo, sendo premiada com o golo de honra aos 78 minutos, marcado por Gonçalo Pires na conversão de uma grande penalidade. Já nos minutos finais, Rodrigo Oliveira fechou as contas do encontro com um remate certeiro à entrada da área.

A partida marcou também a estreia de Cosmin Constantinescu como treinador da equipa de juvenis da Escola Crescer, sucedendo a Tiago Braga. “Acredito que crescemos ao longo da partida, especialmente no segundo tempo, em que tivemos mais bola. A equipa ainda demonstra algum receio com a posse, pelo que há muito trabalho a fazer. Mantemos o objetivo da manutenção e precisamos de intensidade para mostrar, sem receios, a qualidade destes jogadores”, afirmou o técnico.

Por seu lado, Frederico Xavier, treinador do Gil Vicente, destacou a importância da consistência da equipa: “Tivemos oportunidade para uma exibição mais sólida, mas enfrentámos um adversário com energia positiva, o que é de realçar. O nosso objetivo nesta fase difícil é garantir a manutenção, subindo o nível de jogo para alcançar essa meta”.

O próximo desafio da Escola Crescer está marcado para 18 de janeiro, na deslocação ao Varzim Sport Clube, em encontro referente à segunda jornada da prova nacional de Sub-17.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

Assinaturas MDB