Torneio Quadrangular Solidário do GDB reúne 130 jovens em nome da solidariedade
O Grupo Desportivo de Bragança (GDB) realizou, este sábado, a quarta edição do Torneio Quadrangular Solidário dos Reis, no Pavilhão da Escola Secundária Emídio Garcia, reunindo cerca de 130 jovens atletas em representação de quatro clubes do distrito.
“Esta é a quarta edição, a terceira no Pavilhão da Escola Emídio Garcia, e contou com quatro clubes: GDB, Escola Crescer, Escola Arnaldo Pereira e FC Vinhais, à semelhança das edições anteriores”, explicou Rui Alves, coordenador da formação do GDB. “A novidade deste ano foi a divisão dos escalões: os petizes jogaram de manhã e os traquinas à tarde, totalizando 18 equipas no total - 9 por escalão - e cerca de 130 atletas no total.”
O torneio manteve a tradição solidária, com os espetadores e atletas convidados a entregar bens alimentares ou brinquedos, que reverteram para a Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa. “A iniciativa foi um sucesso, tal como esperávamos, e reforçou a conhecida generosidade dos brigantinos nesta quadra natalícia. O clube gosta de fazer a sua parte e, juntos, conseguimos fazer a diferença”, afirmou Rui Alves.
O coordenador sublinhou ainda que, apesar do caráter não competitivo do torneio, o objetivo é proporcionar mais tempo de jogo aos jovens atletas. “Ao dividir os escalões e organizar mais partidas, garantimos que estes jovens podem fazer o que mais gostam, evoluindo enquanto jogadores, mesmo num contexto não competitivo. É gratificante sentir essa evolução e receber o feedback positivo das famílias e dos clubes envolvidos.”
Apesar do sucesso, Rui Alves explicou que não será viável aumentar o número de clubes nesta altura do ano: “Temos de jogar num espaço fechado e mais equipas iriam reduzir o tempo de jogo dos miúdos. O objetivo é dar minutos a todos os atletas e assegurar que todos aproveitam ao máximo a experiência.”
O Torneio Quadrangular Solidário dos Reis confirma-se, assim, como uma tradição do GDB, combinando futebol, formação e solidariedade, e reforçando o papel do desporto como instrumento agregador e solidário.
Fotos: Diogo Pinto

