Espetáculo Folia junta várias artes cénicas à música dos Galandum Galundaina
A vila de Vinhais recebe no dia 27 de agosto, no Auditório do Interface, a segunda sessão de apresentação do espetáculo Folia, no âmbito do Festival Simbiose.
Trata-se de um projeto musical do Festival Simbiose, construído em co-criação com diferentes comunidades do território transmontano. A produção do espetáculo é da responsabilidade da Ondamarela e conta com a participação dos Galandum Galundaina e com as criações artísticas dos participantes, compostas especificamente para e sobre este território.
Ao longo dos últimos 5 meses desenvolveram-se oficinas e sessões exploratórias de música, de dança, de vídeo e de cenografia em Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Vinhais. Inspirados nas características específicas das diferentes comunidades desta região, nas suas rotinas e conhecimentos, nos sons que produzem, nos gestos que ensaiam, na sua relação com o património cultural e natural, material e imaterial, criou-se um espetáculo. Esta é uma performance que cruza a música dos Galandum Galundaina com os temas particulares destes lugares, as máscaras, a terra fria, a terra quente, o planalto. E envolve ainda a dança, o vídeo, a cenografia e figurinos, criados também em colaboração com as gentes deste território.
O espetáculo sobe ao palco do Castelo de Miranda do Douro, a 10 de setembro), depois de ter estreado em Macedo de Cavaleiros no dia 20 de agosto.