FUTEBOL

“Existe muito talento no nosso distrito que terá de ser aproveitado.”

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2020-05-16 21:08

Fernando Silva, atual treinador dos juniores do GD Bragança, viu o título desaparecer na nuvem pandémica do COVID-19. Na sua caminhada pelo mundo do futebol contabiliza 20 épocas como jogador (Mãe D`Água e Bragança na formação e Mirandês, Vimioso, Rebordelo, Macedo, Mãe D`Água e Morais como sénior) e já soma 9 temporadas como treinador (Bragança, Mãe D`Água, Vimioso, Argozelo e Estudantes Africanos). Silva é um nome incontornável do desporto rei em Bragança.

MdB - O treinador Fernando Silva é conhecido como um homem do futebol. Como têm sido esta caminhada neste desporto que gera tanta paixão?

FS - O gosto e a paixão pela modalidade já vêm desde os 9 anos. A carreira de treinador começou no ano de 2010, com passagens por todos os escalões de formação e com 3 anos de treinador principal, dois deles no Campeonato de Portugal. O caminho tem sido duro e trabalhoso mas muito gratificante, não querendo esquecer todas as pessoas e clubes por onde passei, porque aprendemos com todas elas no nosso desenvolvimento intelectual e desportivo. O objetivo passa por deixar um trabalho competente, para que contribuísse de alguma maneira na evolução dos clubes por onde passei.

MdB - O que caracteriza uma equipa orientada pelo Fernando Silva?

FS - As minhas equipas caracterizam-se por serem sérias e competentes em todos os momentos do jogo, com a ênfase, sempre, nos jogadores. Tentando proporcionar bons métodos de trabalho e retirar o melhor de cada um, em prol do coletivo, com o objetivo máximo de se divertirem a jogar.

MdB - Esta época trabalhou com os juniores do GD Bragança. Conte-nos um pouco dessa experiência.

FS - É muito gratificante e exigente ser treinador de qualquer escalão de formação, mais ainda na última etapa, dos atletas, antes de passarem a séniores. Digo sempre que os melhores treinadores e mais preparados deviam treinar na formação, tal é a responsabilidade. Nos juniores do GD Bragança trabalhei com um grupo de atletas muito bom, o que facilitou o trabalho. Fizemos um campeonato muito bom, com 8 vitórias e dois empates, a duas jornadas do fim.

MdB - Existe talento no Distrital da AF Bragança? Que jogador ou jogadores jovens gostaria de referenciar?

FS - Existe muito talento no nosso distrito que terá de ser aproveitado. Seria injusto individualizar porque, para mim, o sucesso é de todos e o “todo” tem que se superiorizar ao “eu”.

 

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB