Feira da Maçã celebra 25 anos com festa rija
A vila de Carrazeda de Ansiães recebe entre a próxima sexta-feira e domingo a Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, que este ano festeja os 25 anos da sua criação, visto que nos últimos dois não se realizou por causa da pandemia de covid-19 .
O certame continua a ser inspirado nas três culturas agrícolas mais representativas do concelho, nomeadamente a maçã, o vinho e o azeite que, conjuntamente, movimentam 23 milhões de euros. “Uma receita extremamente importante para o concelho, que ajuda a dinamizar e a promover a qualidade destes produtos através da feira”, destaca uma fonte do município.
O concelho tem atualmente 6 916 hectares de área agrícola, dos quais 800 hectares estão a produzir maçã, 2800 hectares de vinha e 1920 hectares de olival.
Carrazeda de Ansiães produz entre 28 a 30 mil toneladas de maçã por ano, o que o torna no maior produtor de maçã da região de Trás-os-Montes. “Mas não é a quantidade que distingue este concelho, mas sim a qualidade e as características específicas, que resultam da própria área de produção, o Planalto de Ansiães, situado a 800 metros de altitude. O frio do Inverno e o calor que se sente no Verão são ideais para que esta cultura seja um sucesso, resultando em maçãs crocantes, duras, perfumadas, com bastante açúcar e extremamente saborosas”, acrescentou a fonte.
No concelho estão referenciados 1200 viticultores. “O vinho de Carrazeda de Ansiães, cultivado nas encostas do Douro e do Tua, produz vinho do Porto, mas também vinhos DOC com a qualidade reconhecida à Região Demarcada do Douro”, sublinha a mesma fonte.