Nordeste Transmontano

Folar esgotou na feira de Carrazeda de Ansiães

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-04-13 09:35

A Feira do Folar e dos Produtos da Terra de Carrazeda de Ansiães, que se realizou entre quinta-feira e domingo, revalidou o sucesso dos anos anteriores à pandemia de covid-19. Este produto típico da Páscoa esgotou. A Câmara de Carrazeda de Ansiães dá por bem empregue os 45 mil euros investidos para organizar o certame, que no ano passado não aconteceu em modo presencial. “O importante é investir o suficiente para que exista retorno para a região. Muitas vezes o investimento não tem um retorno imediato, mas terá. Se não for a curto, será a médio prazo”, referiu o presidente do município, João Gonçalves.
Este ano foram 30 os expositores que marcaram presença na feira, oriundos do concelho e de fora, para venderem produtos regionais, como folar de carne e doce, doçaria variada, azeite, vinho, queijos e outras iguarias transmontanas. “Este ano aumentamos a capacidade de instalação e mudámos de local para poder salvaguardar algum imprevisto metrológico”, afirmou o autarca.
Habitualmente a feira era ao ar-livre, mas este ano passou para a nave central do centro empresarial e para uma tenda adjacente ao edifício”, explicou o autarca.
O folar é um pretexto para vender a produção local. “Todos os produtos da região, quer produzidos em Carrazeda ou não, podem ser expostos e vendidos aqui”, acrescentou.
No fim-de-semana realizou-se ainda a terceira edição do Festival do Cabrito nos restaurantes do concelho, inserido nos Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte.

Assinaturas MDB