Mogadouro

Futuros médicos rastrearam população do concelho numa iniciativa com boa adesão

Publicado por Francisco Pires em Qui, 2023-03-09 09:25

Mogadouro acolheu a iniciativa “Med On Tour”, que teve por missão a realização de rastreios junto das populações efetuados por estudantes de medicina que, em 72 horas, visitaram 28 aldeias deste concelho, devidos por dois grupos de cinco estudantes de medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).
Francisca Oliveira, uma estudante de medicina de 3ª ano no ICBA e que integrava esta equipa disse ao Mensageiro que esta iniciativa teve muita adesão por parte da população e nas primeiras aldeias visitadas, foram vistas mais de meia centena de pessoas.
“Tivemos muita aderência das populações, porque houve boa divulgação. O grande objetivo passa por realizar rastreios à população do interior do país e que não tem tanta facilidade aos cuidados de saúde face às residentes no litoral”, vincou a estudante de medicina.
Do resultado das ações no terreno os alunos de medicina, verificaram que a população está envelhecida mas com “ boa saúde”.
“Para meu espanto, trata-se de uma população que tem os parâmetros médicos controlados, com algumas exceções. Trata-se de uma população informada e que conhece as suas patologias e procura tê-las controladas. Comparando com outros locais, esta população do concelho de Mogadouro, considero que até tem bastante literacia no que respeita à saúde”, frisou Francisca Oliveira.
Esta iniciativa esteve integrada no projeto “Med on Tour” que foi sempre adaptada à realidade vivida localmente e realizada conforme a disponibilidade e interesse do município.
Maria Marcelo, de 64 anos e residente em Sampaio (Mogadouro), aplaudiu a iniciativa e explicou que não tem médico de família, porque residiu no Porto.
“Estes rastreios são sempre um alerta para casos mais graves e assim precaver-nos para ir onde for necessário, caso nos digam que alguma coisa não está bem. Todas estas iniciativas são boas, porque é sempre bom prevenir”, enfatizou a mulher.

Assinaturas MDB