GD Bragança vence 2.ª edição do Troféu Ximena com goleada (com galeria)
O Grupo Desportivo de Bragança venceu, este sábado, dia 20 de agosto, a formação espanhola do Vérin CF, por 5-1, no encontro de apresentação aos sócios, relativo à 2.ª edição do Troféu Ximena.
Diante dos seus adeptos, no Estádio Municipal de Bragança, a formação orientada por Rafael Nascimento colocou-se cedo em vantagem com um golo do defesa Pedro Miguel, aos 7’. O reforço, oriundo do CDC Montalegre, livre de marcação, desviou de cabeça um livre lateral cobrado por Gabriel Branco, para inaugurar o marcador.
Um dos reforços que deu nas vistas foi Gabi. O avançado, ex-Fafe, mostrou competência e destacou-se ao assinar um “hat trick” ainda no decorrer do primeiro tempo do encontro (12’, 18’, 29’).
Nota para o minuto 21, onde ambas as equipas ficaram reduzidas a dez jogadores, após a expulsão de Xenen e Camara. O árbitro Nuno Augusto não teve contemplações para trocas de agressões e mostrou a cartolina vermelha aos dois jogadores.
No segundo tempo, a equipa visitante faturou o seu golo de honra, aos 54', por Juan Crespo.
As contas do encontro ficaram fechadas ao minuto 77 com um golo de Marco Trigo. O médio ofensivo aproveitou um livre batido por Óscar Barros para de cabeça marcar o 5-1.
No final do encontro, o atacante Gabi era um homem feliz pela exibição conseguida. “É sempre bom marcar três golos, ainda por cima no jogo de apresentação diante dos nossos adeptos. Ganhar é sempre importante, seja num jogo amigável ou não. Tenho gostado de estar cá e sinto que temos uma equipa preparada para os jogos da Taça e do Campeonato”.
O técnico Rafael Nascimento mostrou-se igualmente agradado com o trabalho realizado nesta pré-época. “A avaliação do trabalho realizado ao longo destes 14 dias de pré-época é positivo, mas ainda há uma longa caminhada neste período preparatório, sendo preciso continuar a trabalhar. O trabalho diário é o que decide quem faz parte do onze inicial, neste encontro com o resultado decidido no primeiro tempo é normal que houvesse uma quebra de rendimento”.
O plantel do GD Bragança não está fechado, mas Rafael Nascimento mostra confiança nas opções disponíveis no clube. “Temos um leque de jogadores capazes de defender as cores do Bragança condignamente. Estou atento aos jovens da formação, pois essa é uma das premissas deste clube. Teremos jogadores que vão fazer parte da equipa principal, não obstante, de poderem alinhar nas equipas dos seus escalões de formação”.
O homenageado da tarde foi o guarda-redes Ximena, que mais uma declarou o seu orgulho pelo reconhecimento demonstrado pela atual direção do GD Bragança. “É um motivo de orgulho ter um troféu com o meu nome. Gostaria de agradecer a esta Direção em promover este troféu na sua segunda edição, em especial ao meu grande amigo Tony Afonso (Diretor Desportivo). O Troféu, apesar de ter o meu nome, representa todos aqueles que deram o seu contributo ao clube”.
Ximena mostrou-se atento ao desempenho desportivo do seu clube do coração e alerta para as dificuldades da época que se avizinha. “É sempre bom vencer, mas o mais importante nesta fase da temporada é o trabalho realizado. O mais importante no futebol é ter um grupo coeso e focado nos objetivos do clube. Dentro das quatro linhas o progresso será gradual, tendo em conta a entrada dos novos jogadores. Prevejo uma época muito complicada para todas as equipas do Campeonato de Portugal, onde como as equipas começarem a temporada pode influenciar o seu desempenho ao longo da época”.
Esta foi a segunda vez em duas edições que o Grupo Desportivo de Bragança vence o Troféu Ximena, após a vitória na temporada passada frente ao Grupo Desportivo de Sendim, por 5-2.
O próximo encontro do calendário de pré-época dos brigantinos é diante do Grupo Desportivo Mirandês. O encontro particular está marcado para esta quarta-feira, dia 24 de agosto, às 19h, no Estádio Municipal de Bragança.
Fotos: Guilherme Moutinho