FUTEBOL

Golo de Jardel decide dérbi distrital marcado por expulsões

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2021-12-20 01:27

A formação do Sport Clube de Mirandela fez valer o seu estatuto de líder da Série B ao vencer, mas sem convencer, o Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, por uma bola a zero, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato de Portugal.

Uma exibição francamente desinspirada marcou a visita dos alvinegros ao Estádio Macedo de Cavaleiros, onde as decisões do árbitro Bruno Costa condicionaram um dérbi que atraiu muitos adeptos às bancadas do complexo desportivo macedense.

Com apenas dois minutos de jogo, o árbitro Bruno Costa considerou ação faltosa de Pedro Fernandes sobre Jardel na entrada da área e não teve dúvidas em mostrar a cartolina vermelha ao guarda-redes do Macedo e consequente ordem de expulsão.

Pedro Palhau, treinador do Macedo de Cavaleiros, obrigado a mexer retirou o avançado Afonso Souza para entrar o jovem guarda-redes Diogo Gonçalves, de apenas 18 anos.

Aos 25’, ouviram-se mais protestos dos locais ao ser anulado o golo a João Filipe. A jogada de combinação entre Danny e Kika baralhou a defensiva mirandelense e João Filipe no desvio para golo viu-lhe ser levantada a bandeirola.

Dois minutos passados, mais protestos dos jogadores macedenses a pedirem que Bruno Costa assinalasse uma grande penalidade de Corunha sobre Danny.

A vantagem numérica do Mirandela não se fazia notar e Danny, aos 35’ volta a causar sobressaltos na defensiva visitante, valeu a atenção do guarda-redes Coelho.

No segundo tempo, a equipa mirandelense consegue o primeiro remate enquadrado em toda a partida por Petretto, aos 46’, com Diogo Gonçalves a mostrar segurança entre os postes.

O golo da formação orientada por Rafael Pinheiro surgiu aos 62 minutos por intermédio de Jardel. O avançado, com nome de goleador, foi oportuno e rematou forte à entrada da área para o primeiro e único golo da partida.

Aos 69’, Bruno Costa mostrou o cartão vermelho a Parini. O médio argentino esticou a perna numa disputa de bola e acabou a acertar em Kika. Com 10 elementos para cada lado, a equipa da casa procurou o futebol direto para chegar à baliza de Coelho e, aos 32’, João Loureiro consegue uma “chapelada” a Coelho que só a intervenção de Edu permite aos mirandelenses segurar a vantagem.

Antes do apito final, Cláudio Mendes é expulso, aos 89’, e o Macedo fica a jogar com 9 elementos. A falta do guineense sobre o guarda-redes Coelho não sofre nenhuma contestação e o critério de Bruno Costa pareceu justificado.

O técnico macedense, Pedro Palhau, aponta a expulsão de Pedro Fernandes como determinante na história do dérbi. “A expulsão do Pedro Fernandes condicionou toda a estratégia delineada para este jogo, mesmo assim conseguimos a espaços ser superiores ao Mirandela. Esta decisão do árbitro complicou muito a nossa tarefa. Não consigo ter uma visão clara do lance e como tal não me quero alongar muito nesse assunto”.

Quanto à continuidade na liderança da equipa de Macedo de Cavaleiros, Pedro Palhau desdramatiza o assunto. “Em relação ao futuro, tenho treino amanhã (segunda-feira) de manhã, o que seguirá pouco importa. O que me importa é a entrega dos meus jogadores, quem vier que seja para ajudar. A pausa no campeonato será importante para recuperar alguns jogadores lesionados e ajustar algumas coisas na forma de jogar. Queremos trabalhar para mudar o rumo dos acontecimentos.”

Do lado mirandelense, Rafael Pinheiro, não se mostrou satisfeito com a exibição. “Não realizámos um jogo positivo. A expulsão jogou contra nós, ficámos intranquilos e a pressa de querer ganhar um jogo que parecia mais fácil prejudicou-nos. Para conseguirmos bons resultados, temos de continuar a ser o que fomos à maioria dos jogos para estarmos mais perto de ganhar. O Macedo teve as melhores oportunidades no primeiro tempo e no segundo tempo conseguimos ter um melhor desempenho. Não foi um jogo bem jogado, mas o importante é levar os pontos para casa”.

Contas realizadas, o Macedo de Cavaleiros termina 2021 sem qualquer vitória no Campeonato de Portugal e contabiliza apenas um ponto em 10 jornadas realizadas. No extremo oposto, o Mirandela segura a liderança com a União Sport Clube Paredes à espreita, ambos os emblemas somam 22 pontos.

A próxima jornada, agendada para 9 de janeiro, aponta para a visita de Macedo de Cavaleiros a Amarante, enquanto o Mirandela recebe a AFC Sta. Marta Penaguião.

Fotos: Guilherme Moutinho

 

Campeonato de Portugal Série B 2021/22 10.ª Jornada

 

AFC Sta. Marta Penaguião - USC Paredes             0-1

AR São Martinho - Berço SC                                   2-0

SC Vila Real - Amarante FC                                    2-2

FC Tirsense - AC Vila Meã                                       1-0

CA Macedo de Cavaleiros - SC Mirandela               0-1

 

Classificação

                                                               J              V             E             D             P

1.º SC Mirandela                                  10           7             1             1              22

2.º USC Paredes                                  10           7             1             2              22

3.º AR São Martinho                             10           6             3             1              21

4.º Amarante FC                                   10           5             3             2              18

5.º FC Tirsense                                     10           4             5             1              17

6.º SC Vila Real                                    10           3             4             3              13

7.º AFC Sta. Marta Penaguião              10           3             0             7              9

8.º AC Vila Meã                                     10           2             2             6              8

9.º Berço SC                                          10           2             2             6              8

10.º CA Macedo de Cavaleiros              10           0             1             9              1

 

Próxima jornada 11.ª 08/01/2022

Berço SC-SC Vila Real; Amarante FC-CA Macedo de Cavaleiros; SC Mirandela-AFC Sta. Marta Penaguião; AC Vila Meã-AR São Martinho e USC Paredes-FC Tirsense.

 

Assinaturas MDB