ARTES MARCIAIS

Dois atletas do Ginásio Clube Mirandelense no Europeu de Kickboxing a representar Portugal

Publicado por Fernando Pires em Sex, 09/12/2025 - 20:46

Depois de Catarina Dias ter garantido o ouro nos recentes jogos mundiais, na China, o Ginásio Clube Mirandelense (GCM) volta a projetar o nome de Mirandela e de Portugal no panorama internacional do kickboxing.

Os jovens atletas - Guilherme Pereira e Mariana Gafanha - foram convocados para integrar a comitiva nacional que irá disputar o Campeonato Europeu Juvenil de Kickboxing da WAKO (Youth European Kickboxing Championship), a decorrer em Jesolo Lido, Itália, entre os dias 12 e 21 de setembro.

A competição - considerada a mais importante da modalidade a nível europeu para os escalões de formação - contará com a presença de mais de 2500 atletas, tornando-se um palco de excelência para avaliar o talento e a dedicação das novas gerações do kickboxing.

O treinador do GCM, José Pina, manifesta confiança no desempenho dos seus atletas. "O Guilherme e a Mariana trabalharam arduamente nos últimos meses, com treinos intensivos e preparação rigorosa. Estão focados, motivados e prontos para mostrar todo o seu valor. Acredito que terão uma prestação digna e que vão honrar não só o Ginásio Clube Mirandelense como também Portugal", afirma.

O antigo campeão do mundo de Kickboxing não eleva muito a fasquia. “As perspetivas são boas, eles treinaram muito para isso, estão bem tecnicamente e fisicamente vamos trabalhar para o sucesso, mas vamos ver o que vai dar e tentar fazer o melhor”, refere.

Mariana Gafanha está no GCM há cerca de oito anos, e confessa que sente “orgulho em ter sido convocada outra vez”. A atleta de 18 anos espera “conseguir dar o meu melhor e orgulho a mim, à minha família e ao meu clube e tentar conquistar uma medalha. Vou com muita vontade de ganhar e de mostrar aquilo que o mestre José Pina nos tem ensinado”, diz.

Já Guilherme Pereira acredita na conquista do título europeu. “Ambiciono claramente o ouro. Já tenho maior maturidade, vou dar o meu melhor e espero trazer o título”, afirma este atleta de 17 anos que pratica a modalidade há dez anos. “Começou pelos meus pais, em termos de defesa pessoal, e acabou por se tornar uma paixão e espero continuar durante muitos mais anos”, acrescenta.

Guilherme e Mariana têm na Catarina Dias uma inspiração. “É uma motivação extra a Catarina ter conquistado essa medalha, é claramente uma inspiração”, afirmam ambos os atletas.

Assinaturas MDB