Nordeste Transmontano

Governo garante que a ferrovia chegará a Bragança só não diz quando

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2023-03-03 17:22

O Secretário de Estado das Infraestruturas garantiu que a ferrovia chegará a Bragança, mas não há data para tal acontecer, porque a execução do Plano Ferrviário Nacional (PFN) não começará por Trás-os-Montes. “Não há ilusões de que isso vai acontecer, mas não é já amanhã”, garantiu na passada segunda-feira à margem da iniciativa Agendas para o Território promovida pelos deputados do Partido Socialista eleitos pelo distrito de Bragança para a Assembleia da República. “Se temos o trabalho de fazer o Plano Ferroviário Nacional e de o colocar na agenda é porque temos a expetativa que venha a ser realizado”, afirmou.
Para Frederico Francisco “é compreensível que as pessoas, que foram abandonadas pelo caminho de ferro, há tanto tempo, tenham alguma impaciência de vê-lo regressar tão depressa quanto possível. Não vai acontecer tão cedo como as pessoas esperam, mas temos de trabalhar para que aconteça”, sublinhou.
Os deputados do PS e os autarcas da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes defendem uma proposta feita pela Associação Vale d’Ouro, sediada no Pinhão, no âmbito da discussão Pública do Plano Rodoviário Nacional, que terminou anteontem, que propõe unir por comboio o Porto e Madrid, através de uma linha de alta velocidade (160-250 km/hora), que sairia do Porto (Aeroporto e Porto de Leixões) passaria pelos concelhos de Bragança, Vimioso e Miranda do Douro, entrando em Espanha por Zamora.

Assinaturas MDB