Nordeste Transmontano

Hotelaria vive o pior dezembro de que há memória

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2021-12-31 11:43

Praticamente sem reservas para dormidas e com jantares e festas de Natal canceladas a hotelaria do Nordeste Transmontano enfrenta o pior fim de ano de que há memória. A procura já era menor do que nos anos anteriores, mas as novas regras de combate e prevenção da covid-19, nomeadamente a obrigatoriedade de apresentar certificado digital de vacinação e o resultado negativo de testagem, têm afastado clientes segundo os responsáveis pelas unidades hoteleiras.
De portas abertas o Hotel S. Lázaro, em Bragança, está praticamente sem lotação, admitiu o proprietário, Marcel Silveira. “Estamos particamente em nada, poucas reservas. Não podemos fechar, mas também não compensa. No ano passado fechamos entre dezembro e junho. A procura tem sido baixa, também tivemos alguns cancelamentos em novembro e início de dezembro”, explicou Marcel Silveira.
A pandemia afastou também visitantes das iniciativas da Terra Natal e de Sonhos, organizadas pelo município, e que atraiam milhares de espanhóis. “Que este ano não têm vindo em força”, garantiu uma fonte do Hote Ibis de Bragança, dando conta que a procura de quartos, este mês, diminuiu consideravelmente face aos antes anteriores á covid-19. “Até trabalhamos bem nos meses de verão comparativamente a 2020, mas estas novas regras sanitárias têm afastado as pessoas. O número de reservas tem baixado muito e também registamos muitos cancelamentos. Temos ocupação, mas nada a ver com o passado. Nós trabalhamos muito com empresas e muitas estão de férias. Estamos a trabalhar com o segmento do turismo que regista uma quebra acentuada”, referiu a fonte.

Assinaturas MDB