Incêndio em Marzagão já consumiu mais de 2700 hectares de mato mas está dominado
Foi dominado ontem o incêndio rural que desde a passada quinta-feira lavrava em Marzagão, no concelho de Carrazeda de Ansiães. Segundo uma fonte da GNR o fogo destruiu 2.798 hectares de mato e floresta, com um perímetro de incêndio de 52 quilómetros.
Esta manhã ainda estão no terreno 110 meios humanos, apoiados por 30 viaturas.
O fogo foi difícil de conter, ao longo dos últimos cinco dias, devido às dificuldades de acesso e ao terreno acidentado. “O grande obstáculo foram os acessos que não existiam para as frentes de fogo e a orografia do terreno, com declives acentuados e muito rochoso”, explicou Rómulo Pinto, segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança, dando conta que “arderam poucos terrenos agrícolas porque o incêndio ocorreu numa zona de fragas, havia mato, alguns sobreiros e pinhos dispersos”.
No terreno chegaram a estar mais de 250 operacionais e 13 meios aéreos e quase 80 viaturas de várias corporações do distrito de Bragança, mas também de fora da região, nomeadamente de Aveiro, Guarda e Santarém.
O alerta para o incêndio aconteceu pelas 15h54 da passada quinta-feira e mesmo com a intervenção rápida e musculada dos bombeiros o fogo ganhou grandes proporções, tanto mais que as condições climatéricas eram propícias, com temperaturas a rondar os 39º.