Vila Flor

Incubadora de empresas do Vale do Tua impulsiona negócios na região

Publicado por . em Qui, 2023-03-02 10:38

Foi apresentada no passado sábado, em Vila Flor, a incubadora de empresas do Parque Natural do Vale do Tua, que já está a impulsionar negócios na região.
A apresentação decorreu numa conferência promovida pelo CLDS de Vila Flor, realizada no âmbito das festividades das Amendoeiras em Flor.

“A incubadora do Tua foi criada para tentarmos resolver problema grave dos territórios de baixa densidade que é a falta de emprego”, explicou o presidente daquela entidade, presente nos concelhos de Vila Flor, Mirandela, Carrazeda de Ansiães, Alijó e Murça, Artur Cascarejo.

“Candidatámos uma incubadora, certificada pelo IAPMEI, para ajudarmos as pessoas a desenvolverem a sua ideia de negócio. Muitas vezes, têm ideias mas não sabem como as desenvolver.

Recebemos as pessoas, fazemos uma primeira reunião, procuramos desenvolver a ideia e confrontamo-la com o mercado, para perceber se há carência daquele negócio ou não”, explicou o mesmo responsável.

Artur Cascarejo considera que o projeto tem sido “uma enorme surpresa”. “Conseguimos desenvolver muitos mais negócios do que aqueles que estávamos à espera”, frisou.

“O sucesso tem sido tanto que aderimos a um programa Start Up Voucher, para locais, mas já avançámos para o Visa, para trazer gente de fora. Agora fomos certificados pelo IAPMEI e IEFP para sermos avaliadores do programa Empreende 21, que é um programa muito interessante na medida em que dá 40 por cento do investimento no negócio a fundo perdido. Empresta 45 por cento sem juros, pelo que as pessoas só precisam de investir 15 por cento.

Para além disso, sendo este um território de baixa densidade, tem uma discriminação positiva de 30 por cento. São condições únicas. Só falta regulamentar este programa para podermos avançar com várias candidaturas”, concluiu o mesmo responsável.

A conferência Parcerias e Participação no âmbito do Desenvolvimento do Território foi promovida pelo CLDS de Vila Flor.

“Fizemos esta conferência para que os empresários conhecessem e tirassem partido das vantagens e parceria em rede”, explicou Emílio Almendra responsável por aquela instituição.

Foi, também, apresentada uma bolsa de conselheiros, uma iniciativa ligada ao emprego e empreendedorismo.

“É um programa de mentoria. Queremos pegar nas empresas com mais experiência, nesse conhecimento que têm e conseguir transmiti-lo aos que estão a começar de novo.

É uma base de voluntariado”, explicou o mesmo responsável, sobre este seminário realizado sábado.

Assinaturas MDB