Investigação sobre Mensageiro de Bragança integrou livro de congresso de educação
Uma investigação centrada no Mensageiro de Bragança e coordenada por Evangelina Bonifácio integrou um dos capítulos do livro ‘La Prensa pedagógica de las confesiones religiosas y asociaciones filosóficas’, da Universidade de Salamanca.
Esta investigação, intitulada ‘Revisitar o Mensageiro de Bragança – um jornal (in)formador, (trans)formador e (re)formador’, foi coordenada por Evangelina Bonifácio e integrou colaborações de Maria Lopes de Azevedo, Cristiana Madureira e António Rodrigues.
“Esta ideia surgiu no âmbito do grupo de estudos Helmantica Paideia, com o catedrático Jose Maria Hernandez Diáz, que coordena o grupo de investigação a que pertencemos. O congresso já vai na quarta edição. A ideia era estudar a influência da imprensa na edução, neste caso das confissões religiosas. Por isso me surgiu a ideia do Mensageiro, que nasce ligado à Igreja. Não sendo um jornal pedagógico, faria sentido ver a única publicação que tínhamos na região”, explicou Evangelina Bonifácio.
A investigadora, ligada ao Instituto Politécnico de Bragança, admite que ficou “surpreendida” com as conclusões. “Fiquei surpreendida com as conclusões. Fiquei encantada e com vontade de perceber melhor e até de explorar esta linha. Gostava de voltar ao Mensageiro numa próxima edição”, frisou.
Esta investigação foi apresentada em congresso, que decorreu no passado mês de fevereiro. O livro foi publicado agora.