ATLETISMO

João Almeida e Carla Martinho vencem a 3.ª edição da Meia-Maratona das Cantarinhas (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2024-05-13 16:45

Os atletas do RD Águeda, João Almeida e Carla Martinho, conquistaram o primeiro lugar na terceira edição da Meia-Maratona das Cantarinhas, organizada pelo Ginásio Clube de Bragança (GCB) e pelo Município de Bragança.

O evento, que decorreu neste domingo, com partida e chegada na Praça do Município, superou as expectativas da organização, com um total de 2761 inscritos.

No percurso mais longo, que totalizava exigentes 21 quilómetros, João Almeida destacou-se da concorrência com o tempo de 1:05:38 hora. “Estou muito contente com o tempo alcançado, especialmente após ter ficado em segundo lugar na edição anterior”, afirmou o atleta natural de Macieira de Sarnes.

Nos femininos, Carla Martinho garantiu o ouro pela terceira vez consecutiva, desta vez com a marca de 1:16:26 hora. “Estou muito feliz por vencer novamente esta prova, numa região onde me sinto em casa. Sinto-me sempre muito honrada pelo convite do GCB e espero poder voltar no próximo ano.”

A madrinha da prova brigantina, Dulce Félix, atleta olímpica e figura incontornável do atletismo nacional, terminou no segundo posto. "Foi uma prova muito exigente, com uma organização de excelência, onde fiquei sensibilizada ao assistir ao vídeo da conquista do campeonato da Europa em 2012, durante a passagem pelo túnel. Ser escolhida como madrinha da prova foi um enorme orgulho e espero incentivar mais adeptos a participarem nesta modalidade."

Na prova dos 10 quilómetros, o vencedor foi Rui Muga, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que já tinha vencido as duas edições anteriores da prova brigantina, mas na categoria da meia-maratona. “Por motivos profissionais, não pude competir na meia-maratona, mas optei pelos 10 quilómetros. Esta prova está em constante crescimento, como se pode ver pela presença de atletas de renome. Este aumento de competitividade é inspirador e motiva-nos a continuar a treinar para alcançar mais sucessos.”

Muga completou o percurso em 0:31:58 minutos, numa prova que serviu de preparação para a sua participação no Campeonato Europeu de Montanha em Annecy, França, de 31 de maio a 2 de junho.

A vencedora na categoria feminina foi Andreia Santos (0:37:12), do CSRDC Santiago, que conta com a conquista de um campeonato mundial em corta-mato no seu currículo. “É uma enorme honra fazer parte desta celebração do atletismo. Espero regressar a Bragança na próxima edição e, se possível, conquistar a vitória pela terceira vez consecutiva.”

Nos 5 quilómetros, Rui Cortinhas (0:19:49), do GCB, repetiu o sucesso da edição anterior, expressando o seu orgulho. “Vencer na nossa cidade tem sempre um sabor especial, apesar do pouco tempo para treinar”.

Entre as mulheres, Bruna Foutoura (0:24:44), do MS Fit, foi a mais rápida. “Apesar de algumas dificuldades físicas, consegui superar o meu recorde pessoal numa prova em que participei por diversão."

Na corrida de cadeira de rodas, o atleta paralímpico Eduardo Bacalhau expressou a sua gratidão ao celebrar o seu terceiro triunfo consecutivo. “É gratificante vencer esta prova pelo terceiro ano seguido, especialmente pelo carinho da organização para com atletas na nossa condição. É bonito termos essa oportunidade de participar em provas de cadeiras de rodas.”

Para Adélia Sendas, presidente do GCB, o balanço do evento é extremamente positivo. “Esta edição da Meia Maratona das Cantarinhas foi um verdadeiro sucesso, como evidenciado pela participação de atletas de renome nacional e internacional, num ambiente de camaradagem e desportivismo, que resultou em excelentes desempenhos”. Pensando já na próxima edição, Adélia Sendas destaca a necessidade de ajustes nas infraestruturas e condições devido ao aumento no número de participantes, e promete novidades. “Acreditamos que, numa próxima edição com números semelhantes ou superiores, será necessário repensar as infraestruturas e condições, à semelhança do que fizemos nesta edição. Estamos a planear na próxima edição, agendada para 11 de maio, um percurso com um desnível de 25 metros, em contraste com os atuais 75 metros, o que garantirá uma prova mais rápida e propícia para estabelecer novos recordes nacionais”.

Paulo Xavier, Presidente do Município de Bragança, realçou a significativa adesão de participantes a um evento emblemático da cidade. “A Meia Maratona das Cantarinhas testemunha um notável crescimento, com o número de participantes a aumentar 83,94% desde a primeira edição. Este evento tornou-se uma celebração do atletismo e da cultura, com grande animação e participação das famílias, consolidando-se como uma marca para Bragança.”

Em destaque estiveram também as provas jovens, que registaram um extraordinário número de 821 participantes.

A Meia Maratona das Cantarinhas contou com o apoio da Polícia de Segurança Pública, dos Bombeiros Voluntários de Bragança, da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, da Junta de Freguesia de Pinela, do CNE Agrupamento XVII – Escuteiros de Bragança e da Associação de Atletismo de Bragança.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB