Terra Quente

Linha do Tua sem solução à vista

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-10-06 11:02

Está num impasse a reativação da Linha do Tua. O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, garante que se está a trabalhar para encontrar uma solução para viabilizar esta linha, onde o plano de mobilidade está parado há já alguns anos.

“Estamos a trabalhar para encontrar uma solução para viabilizar a linha do Tua”, afirmou Pedro Nuno Santos.

De Mirandela até ao Tua está previsto há alguns anos o regresso do comboio do anunciado e adiado plano de mobilidade prometido como contrapartida pela construção da barragem de Foz Tua.

A parte turística do plano de mobilidade foi concessionada ao empresário Mário Ferreira, dono da Douro Azul, onde estão incluídas viagens de barco e comboio. A EDP deu 10 milhões de euros ao empresário para investir no Vale do Tua.

“Temos que encontrar, e [nessa procura] vamos ter a cooperação dos municípios e do ministério da Coesão Territorial, um novo modelo para podermos olhar para a Linha do Tua e ver como é que a podemos rentabilizar e operar”, acrescentou o governante. Perante a pergunta dos jornalistas feita na sua passagem por Freixo de Espada à Cinta, na segunda-feira, sobre os atrasos na concretização do plano de mobilidade do Tua, o ministro respondeu: “Vamos tentar encontrar uma solução para o Tua e é isso que nós podemos dizer nesta fase. Se quisermos que as pessoas acreditem em nós, temos de ser verdadeiros. Há ali uma questão que tem de ser resolvida, sobre a qual temos que trabalhar, e vamos trabalhar sobre ela”, frisou o ministro, sem esclarecer qual a questão em aberto. Certo é que ainda falta a definição do modelo de financiamento por parte do Governo bem como o licenciamento da operação e do operador. As obras de requalificação da linha terminaram em 2020 mas, desde então, aguarda-se, também, a aprovação do material circulante.

Assinaturas MDB