Vinhais

Mil Diabos saíram à rua e têm casa nova

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-03-02 11:07

Os Mil Diabos andaram à solta pelas ruas de Vinhais, no sábado, num evento que juntou centenas de pessoas naquela vila do distrito de Bragança, num dia em que também foi inaugurado o novo Centro Interpretativo da Morte e dos Diabos, junto ao castelo local.

“O centro interpretativo tenta preservar aquilo que há de mais importante que tem a ver com a morte e o diabo. A tradição do dia dos diabos tem uma importância muito grande no contexto cultural do concelho mas também as máscaras e as festas de inverno. É recuperar este espaço e, ao mesmo tempo, preservar estas tradições e esta cultura.

Estamos a falar, em termos de obra, de 225 mil euros mais 81 mil euros em equipamento. Foram comparticipados a 85 por cento por fundos comunitários”, explicou o presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes.

Já a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que também marcou presença, considera que “estes projetos são muito importantes porque, desde logo, recuperam património”. “Temos aqui a recuperação de um edifício que estava devoluto e agora está recuperado. Estes projetos, no âmbito da regeneração urbana, são extraordinariamente importantes. Depois, recuperam tradições antigas e que provam que atraem pessoas. Hoje interessam-se muito por recuperar tradições do passado, por conhecer a história dos antepassados. Junta-se esta componente imaterial à componente de património, por todas estas aldeias, vilas e cidades, onde se recuperaram as festas de carnaval, os diabos, os caretos. Vemos a quantidade de pessoas que vêm experienciar estes eventos”, frisou a governante.

isabel Ferreira entende que é a oportunidade de fazer um “roteiro” destas festas de inverno do Nordeste Transmontano, que cativem mais visitantes para a região.

“No Portugal 2030 também haverá essa oportunidade mas cabe aos territórios decidir se é esse o caminho que querem fazer. A mim parece-me que é um caminho positivo e com o qual todos ganham porque as festas acabam por ser todas diferentes, os produtos também são diferentes e é uma forma de reter mais tempo as pessoas no território. Acho muito importante aproveitar estes instrumentos da cultura em rede para potenciar estas rotas”, sublinhou a Secretária de Estado.

O equipamento, que terá entrada gratuita, está dividido em três espaços, correspondendo, cada um, ao Inferno, ao Purgatório e ao Céu, este no segundo piso do edifício, que era uma antiga casa devoluta no centro histórico, junto à igreja da vila.

Veja as fotos em baixo.

Assinaturas MDB