Bragança

Morreu o gastrónomo brigantino Armando Fernandes

Publicado por AGR em Qua, 2023-03-08 21:48

Morreu esta quarta-feira, aos 78 anos, o gastrónomo e escritor Francisco Armando Fernandes, colaborador do Mensageiro de Bragança, entre outros jornais.

Armando Fernandes estava internado no hospital de Abrantes, onde viria a falecer.

Natural de Bragança, onde nasceu em 06 de maio de 1945, estava há vários anos radicado em Rio de Moínhos (Abrantes).

Licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa, concluiu o Curso Superior de Bibliotecário-Arquivista na Universidade de Coimbra e é Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. Foi investigador na área da História da Alimentação, Costumes e Usanças Alimentares e consultor cultural.

Desenvolvia atividade no domínio das indústrias culturais e criativas, com diversas obras publicadas, para além de colaborar em vários jornais.

É autor de obras como Figuras Notáveis e Notórias Bragançanas; Contrastes e Transformações na cidade de Bragança: 1974-2004; Contrastes e Transformações em Vila de Rei 1974-2004; Contrastes e Transformações em Vila de Rei 2005-2013; Bragança Marca a História/A História Marca Bragança; Meu Nome é Bragança; Cadernos de Receitas Transmontanas; Comeres Bragançanos e Transmontanos; À Mesa em Mação – Carta Gastronómica (Prémio da Academia Internacional de Gastronomia); Cozinha Económica em Portugal; Sabores da Aldeia – Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto, (Prémio Francisco Sampaio); Carta Gastronómica do Concelho de Bragança.

À família enlutada, o Mensageiro endereça sentidas condolências.

Assinaturas MDB