Diocese

Morreu o padre Joaquim da Assunção Leite

Publicado por . em Ter, 2023-03-07 21:22

Faleceu esta terça-feira o padre Joaquim da Assunção Leite, tinha 85 anos. O seu corpo ficará, a partir de amanhã, na igreja da Misericórdia, em Vila Flor.
A celebração das exéquias está prevista para quinta-feira, 9 de março, às 11h00, na igreja matriz de Vila Flor. O seu corpo será sepultado em Lodões, sua terra natal.

Natural de Lodões, concelho de Vila Flor, fez os estudos na École de L’Analyse Transactionelle (Paris), no Instituto Gregoriano de Lisboa, na Faculdade de Letras de Lisboa, e no Seminário de S. José de Bragança.

Foi ordenado presbítero em 25 de julho de 1965, por D. Manuel de Jesus Pereira.

Foi Pároco de Lousa (Torre de Moncorvo) e capelão militar em Silva Porto (Angola), entre 1969 e 1972.

Dedicou-se ao Seminário de S. José, em Bragança, como prefeito e diretor espiritual. Mais tarde rumou a França, onde foi capelão das comunidades portuguesas, nomeadamente na Diocese de Creuteuil.

Em 2005 regressou a Portugal e entregou-se à formação no Seminário S. José, até ao ano de 2016.

Foi colaborador na Unidade Pastoral Senhora da Assunção, nomeadamente nas comunidades de Assares, Benlhevai, Candoso, Carvalho de Egas, Freixiel, Folgares, Vieiro, Junqueira, Lodões, Mourão, Nabo, Samões, Sampaio, Nozelos, Santa Comba da Vilariça, Seixo de Manhoses Trindade, Macedinho, Valbom, Vale Frechoso, Valtorno, Alagoa, Vila Flor, Arco, Vilarinho das Azenhas, Vilas Boas, Meireles e Ribeirinha.

Membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Bragança-Miranda foi também assistente espiritual do Movimento Vida Ascendente. Dedicou-se a sua vida à música litúrgica e à escrita, tendo sido colunista do jornal “Mensageiro de Bragança” e autor de vários livros.

Assinaturas MDB