Município apela a que se evitem deslocações às partes altas do concelho devido à neve
O Município de Bragança apela, em comunicado, à população, que se evitem deslocações aos pontos mais altos do concelho devido à previsão de queda de neve, que motiva o alerta laranja para o distrito.
"De acordo com a informação mais recente, prevê-se acumulação significativa de neve acima dos 800 metros de altitude, podendo atingir até 10 cm, e valores que poderão chegar aos 20 cm acima dos 1000 metros. A partir da tarde e noite de hoje (terça-feira, 27 de janeiro) a cota da neve poderá descer para os 700–900 metros, com possibilidade de formação de gelo, sobretudo durante a madrugada. Estão igualmente previstas rajadas de vento forte (até 120km/h, em zonas altas), com maior impacto nas zonas mais expostas e de maior altitude do concelho. Uma situação que poderá evoluir, exigindo especial atenção à circulação rodoviária", lê-se.
Por isso, "face a este cenário, o Município de Bragança acompanha permanentemente a evolução das condições meteorológicas, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e as entidades competentes, encontrando-se a reforçar as medidas preventivas e a preparar os meios logísticos e operacionais necessários para garantir uma resposta eficaz no terreno e mitigar os impactos do mau tempo".
Desta forma, o Município apela à população para que adote comportamentos de autoproteção, nomeadamente:
• Evitar deslocações não essenciais, sobretudo nas zonas mais elevadas do concelho;
• Circular apenas quando estritamente necessário, utilizando pneus de inverno ou correntes, sempre que aplicável;
Evitar a permanência junto a árvores, postes ou edifícios degradados, devido ao risco de queda provocada pelo vento;
• Utilizar equipamentos de aquecimento de forma segura;
• Redobrar a atenção a idosos, pessoas isoladas ou em situação de maior vulnerabilidade.
• Acompanhar as informações divulgadas pelas entidades oficiais.
