Torre de Moncorvo

Município entrega chave de prata concelhia aos bombeiros locais

Publicado por Francisco Pinto em Qua, 2023-05-24 10:22

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo (AHBVTM) foi agraciada pelo município com Chave de Prata do concelho, numa altura em que a instituição celebrou 90 anos de existência.

A Chave de Prata é a mais alta distinção municipal atribuída a entidades do concelho, após uma deliberação aprovada por unanimidade pelo Executivo municipal de Torre de Moncorvo.

“Intenção da atribuição da Chave de Prata à AHBVTM foi a de reconhecer a história desta instituição. Mais que discursos ou intenções há que levar na prática o sentimento que a população tem com esta associação humanitária. Não podemos esquecer que no drama vivido na doença, no socorro às populações ou nos incêndios são os bombeiros que estão presentes. Não nos podemos esquecer que são 90 anos de história desta entidade”, lembrou o presidente da Câmara, Nuno Gonçalves.

Em tempo de aniversario a AHBVTM viu melhoras as condições de trabalho com a entrada em funcionamento de uma nova central de comunicações que custou cerca de 28 mil euros.
“Ficamos, agora, com uma nova central de comunicações que trabalha 24 horas por dia e que corresponde às necessidades desta nova época. Esta central teve um financiamento de 20 mil euros por parte da Movehera”, disse ao Mensageiro, António Salema, presidente da AHBVTM.

O presidente da AHBVTM falou ainda dos custos importáveis dos combustíveis que são sinónimo de uma elevada despesa para esta associação.

Segundo o responsável, neste aniversário o corpo de bombeiros recebeu uma viatura de combate a incêndios florestais que foi oferecida por uma congénere francesa.
Esta corporação tem, no seu quadro, 90 bombeiros entre o corpo ativo e a reserva.

O presidente da autarquia garantiu ainda que está para breve a criação de uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP), para reforçar este corpo de bombeiros.

Assinaturas MDB