Nordeste Transmontano

Museus não sabem de quem vão depender

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-03-30 10:02

Os cinco museus atualmente sob a alçada Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) estão a elaborar um documento para enviar ao ministro com o objetivo de lhe dar conta do interesse em manterem-se naquele organismo regional, “face ao bom trabalho que tem vido a ser feito”, adiantou uma fonte ao Mensageiro.
Com a nova orgânica das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais e à reorganização da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que prevê a transferência de competências, é desconhecido o futuro da tutela dos museus, dois deles no distrito de Bragança, nomeadamente o Museu do Abade de Baçal e o Museu das Terras de Miranda.
Sobre a mesa está a possibilidade de os museus passarem para a tutela da DGPC ou para os municípios. Esta última hipótese não agrada aos autarcas.
A presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, admitiu que desconhece o que vai acontecer com o Museu das Terras de Miranda, mas não considera desejável que a tutela passe para a autarquia. “Para já não sabemos de nada, nem fomos informados. Nem fomos ouvidos para dar a nossa opinião sobre o assunto”, explicou a autarca.

Assinaturas MDB