Nordeste Transmontano

Nerba promoveu empresas em novos mercados europeus

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2022-10-26 16:46

São 14 as empresas do distrito de Bragança que conseguiram alcançar novos mercados internacionais através da adesão ao projeto
Export-PT.p Pure Transmontan’s Products lançado pelo Nerba-Associaão Empresarial da região de Bragança, cujos resultados foram apresentados ontem. “A seleção foi feita há um ano e meio. Em candidatura eram 10 empresas, mas acabaram por ser 14 a participar, pelo que foi excelente ultrapassar esse número”, explicou Luísa Pires, a coordenadora do projeto no Nerba.
As empresas puderam mostrar os seus produtos em feiras de várias cidades europeias, em França e no Reino Unido, bem como participar em missões empresariais na Bélgica e na Suíça. Vários Opinions Makers deslocaram-se para Bragança para conhecer o território e os produtos e escrever artigos. “Também tivemos uma montra virtual com a presença de importadores, realizada online. Tivemos a Covid-19 e depois a guerra na Ucrânia, mas, mesmo assim, conseguimos realizar todas as ações num contexto económico complicado”, acrescentou Luísa Pires, dando conta que “algumas das empresas reconheceram que uma imagem vale mais do que mil palavras”.
A coordenadora do projeto disse que numa das feiras alguns produtos que investiram em imagens mais elaboradas atraiam maior número de pessoas do público. “O cliente deslocava-se logo para esses, o que os levou a concluir que é preciso fazer mudanças. O projeto também serviu para os obrigar a pensar que, efetivamente, é preciso mudar alguma coisa. Em termos de mercado foi feita a colheita para deis colher alguns frutos. Esperamos que com o tempo venham muitas encomendas e possamos levar Trás-os-Montes para esses mercados”, vincou a responsável.
A casa do Mel em Bragança foi uma das empresas que aderiu. “Estamos satisfeitos. Sabíamos que os resultados não seriam imediatos, mas era uma forma de mostrar os nossos produtos no espaço europeu, onde se consomem produtos de qualidade e pode ser valorizado o mel do Montesinho”, referiu Manuel Gonçalves, responsável pela Casa do Mel.
Para Jorge Moreira, responsável pela empresa Sortegel-Produtos Congelados, sedeada em Bragança, foi importante participar “para divulgar” produtos como a castanha. “A experiência é positiva e devem ser elaborados mais projetos, para promover os produtos da região. O mais importante é a divulgação da produção e a conquista de novos mercados a médio e longo prazo, pois a conquista de clientes em mercados grandes não é fácil”, sublinhou.

Assinaturas MDB