// COVID-19

Nove concelhos do distrito de Bragança com recolher obrigatório às 13 horas no fim-de-semana

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-01-07 17:53

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou, esta quinta-feira, um agravamento das medidas de prevenção à covid-19 para os próximos dias e já neste fim-de-semana nos concelhos com pelo menos 240 infetados por 100 mil habitantes. No distrito de Bragança nove concelhos serão abrangidos. Os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança e Vila Flor estão no escalão de risco muito elevado e Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vimioso já constam da lista dos de risco extremamente elevado
Os concelhos de risco elevado, como Mirandela e Vinhais, passam a contar com recolher obrigatório durante o fim-de-semana o que não sucedeu anteriormente.

Na conferência de imprensa realizada esta tarde em Lisboa, António Costa não excluiu a possibilidade de poderem ser tomadas novas restrições na próxima semana, sublinhando que as medidas serão ajustadas conforme a evolução da pandemia, tendo sempre em conta os dados mais actuais na altura. Há, inclusivamente possibilidade, de se avançar para um cenário de confinamento, semelhante ao que se viveu em Março, mas mantendo as escolas abertas.

Ontem foram contabilizados 10 mil casos de infecção pelo novo coronavírus no país, o que levou o governo a avançar com medidas mais restritivas. Uma dessas decisões será a proibição da circulação entre concelhos e a circulação na via pública, a partir das 13:00 horas no próximo fim-de-semana nos concelhos que estejam naquelas condições. Apenas os concelhos com risco moderado, o nível mais baixo de risco de transmissão da covid-19, não são abrangidos. Em todo o país são apenas 25 os concelhos que estão neste nível, sendo que três deles são do distrito, nomeadamente Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.

Assinaturas MDB