Bragança

Pais queixam-se de falta de médicos na urgência pediátrica, ULS garante atendimento 24 horas por dia

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-01-13 15:48

Alguns pais queixam-se de demora no atendimento nas urgências pediátricas do hospital de Bragança, alegando falta de médicos disponíveis, mas a Unidade Local de Saúde do Nordeste garante a prontidão do serviço 24 horas por dia, sete dias por semana.

Em missiva dirigida ao Mensageiro de Bragança, alguns pais alegam que "em Bragança, a única forma de conseguir uma consulta pediátrica em tempo útil é recorrer a consultórios privados, clínicas privadas ou a viajar para fora para a consulta pediátrica em hospital privado".

" Os pais e encarregados de educação desesperam pela falta de profissionais especialistas na urgência de Bragança que atendam as crianças e jovens e cuja realidade é uma aberração no panorama nacional", dizem ainda.

De acordo com estes encarregados de educação, "a urgência pediátrica do Hospital de Bragança não tem médicos especialistas a atender as urgências".

 

"Ao contrário do que sucede nas outras urgências pediátricas, em Bragança as crianças são atendidas por médicos de Clínica Geral, os mesmos que fazem o atendimento geral. A situação prolonga-se há vários anos e foi agravada com a situação pandémica, que obrigou a equipa de médicos de Clínica Geral a dividir-se entre as urgências normais e as urgências Covid e levou o aumento dos tempos de espera, o que tem deixado os pais de crianças menores bastante desagradados com os tempos de espera e com o tratamento de segunda categoria a que estão sujeitas as crianças menores de idade de Bragança", dizem.

"No Hospital de Bragança há oito médicos pediatras que fazem quase exclusivamente consultas referenciadas pelo Centro de Saúde, mantendo as crianças em acompanhamento ao longo do seu crescimento e preenchendo as suas agendas de forma a não existirem vagas para novas crianças e criar longas filas de espera de marcação de primeiras consultas. O restante tempo destes médicos pediatras é usado no serviço de internamento de pediatria que possui uma taxa de ocupação muito baixa ou em clínicas privadas", queixam-se.

ULS garante serviço com dois pediatras

Questionada pelo Mensageiro de Bragança, a ULS Nordeste "assegura a permanência de especialistas em Pediatria nas equipas dos Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica, salvaguardando o melhor atendimento a todas as crianças e jovens do distrito de Bragança com necessidade de observação e acompanhamento por esta especialidade".

No esclarecimento enviado ao Mensageiro, a ULS diz que, "no caso concreto da Unidade Hospitalar de Bragança, é garantida Pediatria de Urgência 24 horas por dia durante os sete dias da semana, sendo as equipas médicas do Serviço de Urgência Médico Cirúrgica compostas por dois pediatras, que desenvolvem a sua atividade assistencial no Serviço de Urgência, no apoio à Sala/Bloco de Partos e no apoio ao Internamento de Pediatria fora das horas normais de serviço".

"O atendimento aos doentes em idade pediátrica nos Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica da ULS do Nordeste segue os protocolos clínicos em vigor, sendo todas as situações que reúnem critérios clínicos observadas por um médico Pediatra. Os doentes que permanecem no Serviço de Urgência em observação (OBS) são orientados por um especialista de Pediatria, o qual é também responsável pela alta ou internamento do doente. Por sua vez, os casos de doença ligeira, que são a grande maioria dos doentes em idade pediátrica que recorrem aos Serviços de Urgência, são observados por um médico de Urgência Geral de serviço na área pediátrica, com o apoio permanente da especialidade de Pediatria.

De realçar ainda que a equipa médica do Serviço de Urgência Geral foi reforçada, desde o início da pandemia, com mais um clínico durante o período diurno e durante o período noturno", esclarece ainda a ULS.

Em relação aos tempos médios de espera no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Bragança, para a área pediátrica, encontram-se "dentro dos parâmetros recomendados, com raras exceções em dias com afluência muito superior ao normal".

Quanto à Consulta Externa de Pediatria, "a maioria das referenciações são efetuadas pelos clínicos dos Cuidados de Saúde Primários. Todas as referenciações são sujeitas, como em todas as especialidades, a uma triagem médica - efetuada por um especialista em Pediatria - baseada em critérios de urgência, sendo a média de espera para uma primeira consulta desta especialidade de 39 dias, muito inferior ao limite do Tempo Médio de Resposta Garantido".

"Na ULS do Nordeste, e em particular na Unidade Hospitalar de Bragança, os pediatras do quadro hospitalar desenvolvem a sua atividade assistencial no Serviço de Urgência, na Consulta Externa, no Internamento (Enfermaria Geral e Neonatologia) e no Hospital de Dia.

Também prestam diariamente colaboração no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, na Sala/Bloco de Partos. A ULS do Nordeste, no âmbito daquela que é a sua missão, promove a melhor assistência à população em geral e às crianças e jovens em particular, numa ótica de proximidade, assegurando a prestação de cuidados de saúde de qualidade e em segurança", termina o esclarecimento.

 

Assinaturas MDB