Mirandela

Ponte Velha sobre o rio Tua junta-se à ponte Nova na necessidade “urgente” de obras

Publicado por Fernand Pires em Qui, 2022-04-07 09:55

Não uma, mas antes duas das três pontes da cidade de Mirandela precisam de obras de reparação no prazo máximo de três anos, avança o relatório de uma empresa especializada a quem o Município de Mirandela contratualizou a inspeção a 21 pontes existentes no concelho.

A ponte Engº Machado Vaz, mais conhecida por Ponte Nova, inaugurada em 1970, que permite o acesso rodoviário e pedonal às zonas habitacionais das duas margens do rio Tua e ao acesso Oeste da Auto Estrada Transmontana A4. Esta informação já tinha sido avançada, oficialmente, pelo Município, no início de março.

Mas também a Ponte Velha, atualmente apenas com acesso pedonal, que foi edificada no século XVI e alvo de várias intervenções e reconstruções ao longo dos tempos, precisa agora de uma intervenção.

O relatório, apresentado na passada sexta-feira, em reunião extraordinária da Assembleia Municipal, revela que as duas pontes apresentam várias deficiências nas estruturas que suportam os tabuleiros. “Não é aconselhada a utilização da ponte em eventos envolvendo o atravessamento de grandes fluxos de peões, nomeadamente, provas desportivas com corrida, sem que tais efeitos sejam devidamente avaliados”, adianta o referido documento. Numa escala de 1 a 5 - sendo que 1 representa um estado muito bom e 5 muito mau - a ponte velha está no nível 4 e a ponte nova no nível 3.

Assinaturas MDB