Bragança

Populares espanhóis colocam faixa contra encerramento de fronteira em Rio de Onor

Publicado por AGR em Qui, 2020-04-09 13:58

Foi colocada uma faixa contra o encerramento da fronteira com Espanha na aldeia comunitária de Rio de Onor, em Bragança, escrita em espanhol e alegadamente colocada por dois populares do país vizinho.

Ao Mensageiro, o representante da aldeia de Rio de Onor na Junta de Freguesia da Aveleda, José Preto, explicou que se trata de uma situação pontual mas que as autarquias locais estão já a estudar medidas para colmatar eventuais constrangimentos à população com estas medidas de exceção.

“As duas juntas estão a envidar esforços para que um ou dois dias por semana as pessoas possam passar de um dia para o outro para tratar das terras. Neste momento não se consegue passar de trator mas apenas a pé”, explicou o mesmo responsável.

As faixas foram colocadas junto a um dos caminhos interiores da aldeia, que também está fechado, uma vez que esta trata-se de uma das últimas aldeias comunitárias, apenas dividida pelo rio.

“Já pedimos ao Ministério da Administração Interna uma exceção. Explicámos a aldeia que somos. Já pediram à GNR que estudassem uma forma que pudesse ser implementada. Da parte espanhola ainda não tivemos resposta”, garantiu José Preto.

José Preto admite que o encerramento das fronteiras, decretado pelos Governos dos dois países, “possa causar algum transtorno, mas a situação em que estamos cria transtornos a toda a gente”.

Uma solução que permite a circulação entre os dois lados da fronteira só deverá ser tomada depois do período pascal.

Assinaturas MDB