Nordeste Transmontano

Primeiras cerejas com quebras de 50 por cento nos pomares de Alfândega da Fé e Vilariça

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-05-11 09:09

As condições climatéricas adversas registadas em abril, com grandes amplitudes térmicas, provocaram uma quebra de produção das primeiras cerejas que ultrapassa os 50% nos pomares de Alfândega da Fé e Vale da Vilariça.
A cooperativa de Alfândega da Fé prevê, contudo, uma produção final superior à do ano passado, uma vez que foram feitas novas plantações agora a entrar em produção.
o presidente da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé, Luís Jerónimo, explicou que “na altura de floração das cerejeiras, a floração não seguiu o seu ciclo normal, devido ao registo de grandes amplitudes térmicas durante o mês de abril entre o período do dia e da noite”.
“A condição climatérica registada durante a floração, que antecede o fruto, e nas variedades mais temporãs, levou a perdas na produção de mais de 50% devido ao calor excessivo durante o dia e as temperaturas baixas registadas à noite. Como produzimos em modo biológico, não aplicámos fitofármacos, e por estes motivos prevemos uma redução no vingamento do fruto”, vincou o dirigente

Assinaturas MDB