FUTEBOL DISTRITAL

Rebordelo vence no terreno dos Estudantes e mantém a perseguição ao líder Bragança

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2021-12-12 21:28

A Associação Desportiva e Cultural de Rebordelo somou a sua oitava vitória consecutiva da temporada ao bater, este domingo, fora, os Estudantes Africanos, por 0-1, cimentando o segundo lugar na tabela, com 27 pontos, após 10 jornadas decorridas no Campeonato Distrital AF Bragança.

Numa primeira parte pautada pelo equilíbrio e muita luta no meio-campo, foi Rabiço a dar o primeiro sinal de perigo. Aos 3’, o médio criativo do Rebordelo testou os reflexos do guarda-redes Ronildo, que respondeu com frieza. O guarda-redes Ronildo voltou a intervir, aos 14’, para emendar um mau atraso de Stefan e colocar a necessária serenidade na sua grande área.

A reação dos Estudantes foi por intermédio de Fábio Vieira, aos 33’, na cobrança de um livre a conseguir causar algum embaraço no sector defensivo dos visitantes.

Quem continuava a brilhar na partida era Ronildo, o guarda-redes dos Estudantes, aos 36 minutos, anulou a possibilidade de golo a Ronaldo Cruz.

No regresso do intervalo, o conjunto liderado por Nuno Loureiro mostrou melhorias, conseguindo chegar mais vezes, com perigo, à baliza defendida por Ronildo, que voltou a negar o golo a Ronaldo, aos 54’ e 57’, e a Clemente, aos 56’.

O golo de Ednan, aos 61’, foi o momento alto da partida, com o brasileiro a aproveitar um passe de Ronaldo para "de primeira" colocar a bola no poste mais afastado de Ronildo. Um remate indefensável que valeu uma vitória suada dos rebordelenses.

Óscar Monteiro, treinador dos Estudantes Africanos, que cumpriu castigo após ter sido expulso, frente ao Sendim, lamentou as dificuldades que atrasam o crescimento da sua equipa. “Foi um jogo difícil, como sempre, contra um adversário difícil. Somos uma equipa jovem que está, ainda, em busca do seu melhor. Temos tido pouca sorte, também, com as equipas de arbitragens, o que torna ainda mais difícil, a evolução de um plantel tão jovem. Num ano em que não temos nenhum objetivo, senão dar tempo de jogo a estes miúdos, não nos preocupa muitos dos acontecimentos que sido recorrentes épocas após épocas”.

Do outro lado, Nuno Loureiro, treinador do Rebordelo analisou o momento da equipa e do campeonato. “Sabíamos que íamos encontrar uma equipa complicada, sempre muito aguerridos connosco e a primeira parte foi prova disso. Tínhamos como intuito começar fortes, mas a equipa dos Africanos fez pela vida e conseguiu igualar-nos. No segundo tempo, tínhamos a noção que iríamos estar mais fortes e o golo surge com algum atraso,” completando com “os dois principais candidatos jogaram este domingo e nós estamos tranquilos na nossa caminhada. O importante é a nossa equipa ganhar os três pontos, as contas fazem-se no fim. Todas as equipas podem perder pontos, pois estamos num campeonato muito competitivo,” salientou o técnico.

Nos outros jogos do dia, destaque para a vitória do Bragança frente ao Vinhais, por 1-2, com golos de Paulo Roberto e Veiga. O golo dos vinhaenses foi da autoria de Edra. Um resultado importante para os brigantinos segurarem a liderança  isolada e afastarem pontualmente um dos candidatos ao título distrital.

No dérbi concelhio de Miranda do Douro, o Grupo Desportivo de Sendim venceu o rival Mirandês, por 0-2, com golos de Diego e do guarda-redes Armando. O veterano vestiu o papel de herói e garantiu a vitória da sua equipa com um golo de baliza a baliza, num jogo onde a Covid-19 privou os sendinenses da equipa técnica liderada por André Irulegui. 

Nota ainda para os triunfos de Vila Flor SC e Minas de Argozelo sobre Águia Fc Vimioso (3-1) e Carção (2-3), respetivamente. Resultados que não deixam de surpreender tendo em conta o histórico recente de resultados.

Fotos: Guilherme Moutinho

 

 

Ficha

AE Africanos                                       0

ADC Rebordelo                                 1

 

Parque Desportivo Sta Apolonia - Ipb-2

Árbitro: Rui Domingues

 

AE Africanos: Ronildo; Genilson, Fabio (Lima 45’), Rogério, Paulo Cruz, Anderson, Aritson, Kevin (Danilo 49’), Davi, Janilson, Stefan (Valdo 39’).

Treinador: Óscar Monteiro.

ADC Rebordelo: Bruno Rato; Vitó, Governor, Maki Miranda, João Quintã, Toni (Mauro Frias 64’), Ronaldo Cruz, João Rabiço (Santana 93’), Clemente, Ednan, Cícero.

Treinador: Nuno Loureiro.

Golos: Ednan (61’).

Assinaturas MDB