Mirandela

Três detidos por caça ilegal

Publicado por Fernando Pires em Ter, 2022-01-04 18:47

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Mirandela deteve, no domingo, três homens por caça ilegal, caça com meios proibidos e posse ilegal de arma, em duas situações distintas, no concelho de Mirandela, revelou, esta tarde, o Comando Territorial de Bragança.

Na primeira situação, os elementos do NPA “detetaram um indivíduo que se encontrava a exercer o ato venatório sem ser titular de carta de caçador, nem de licença de uso e porte de arma, motivo que levou à sua detenção”, adianta o comunicado.

Numa segunda ação de fiscalização, envolveu dois indivíduos que estavam a caçar “fazendo uso de um chamariz eletrónico, culminando de imediato na detenção dos suspeitos, tendo em conta que este é um método proibido de caça”.

Ao que conseguimos apurar, estas operações aconteceram nas freguesias de Alvites e de Abambres.
Para além da detenção dos três homens, com idades compreendidas entre os 29 e os 40 anos, “foram ainda apreendidas três armas de caça, 57 cartuchos de calibre 12 e um chamariz”, adianta aquela força de segurança.

Depois de presentes ao Tribunal Judicial de Mirandela, a dois dos detidos foram aplicadas multas de 250 e 500 euros. Para o outro detido, o tribunal decidiu aplicar 60 horas de trabalho comunitário.

A GNR relembra que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.

Assinaturas MDB