Vila Flor

Universidade Sénior aguarda publicação em Diário da República

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-03-09 09:23

Já foi criada a Universidade Sénior de Vila Flor, que aguarda a publicação em Diário da República, adiantou o presidente da Câmara, Pedro Lima.
Trata-se de uma das propostas feitas pelo município na sequência da constituição de uma nova unidade orgânica no município, uma divisão exclusivamente dedicada ao envelhecimento ativo, para trabalhar diretamente com os seniores. “Já temos vários profissionais, como psicólogo e profissionais de saúde, mas ainda não temos a chefia. Até agora não foi possível motivar ninguém para abraçar este projeto e chefiar a unidade”, explicou Pedro Lima ao Mensageiro.
A Câmara vai avançar com uma candidatura para recuperar o edifício da antiga escola primária, para ali instalar a sede da Universidade Sénior. “Vamos lançar essa candidatura, que deverá rondar os 200 mil euros. Uma parte destinada às obras e a outra para trabalhar na vertente do isolamento dos seniores”, acrescentou o autarca. A ideia de Pedro Lima passa por fomentar o voluntariado vocacionado para o apoio social. A vertente associada à saúde estará sempre presente, por exemplo dedicando cada mês a uma temática. “No mês do coração realizar electrocardiogramas por todo o concelho e assim saber qual é o ponto da situação. As questões da saúde mental noutro mês, entre outros aspetos. A ideia é trabalhar em proximidade com a equipa da Unidade Local de Saúde de modo a identificar sinais precoces ao nível da saúde”, referiu o autarca.

Assinaturas MDB