Carrazeda de Ansiães

Zíngaros candidatos às 7 maravilhas da Cultural Popular

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2020-05-15 11:13

Os Zíngaros de Carrazeda de Ansiães estão entre os patrimónios nomeados às 7 maravilhas da Cultua Popular na categoria de Músicas e Danças. A candidatura resulta de uma parceria entre a Desteque e Município de Carrazeda de Ansiães.
Os Zíngaros têm raízes na tradição popular e musical dos grupos designados por Zés Pereiras que naquele concelho nasceram pela iniciativa de alguns carrazedenses, Joaquim Sousa, mais conhecido por o “Paz da Isaura”, Américo Ribeiro e “Politinho” no início da década de cinquenta do século passado. Os seus primeiros elementos nascem numa trupe inicialmente composta por caixas e bombos, acompanhados por cabeçudos e gigantones, batizados com alcunhas identificativas. Destes últimos destacavam-se duas personagens, o “Estudante”, de capa e batina e a figura feminina.
Segundo informação do município os Zés Pereiras de Carrazeda eram conhecidos por toda a região transmontana e, até, por todo o país com presença habitual em romarias, arruadas e alvoradas e até em queima das fitas.