AF Bragança garante vitória no jogo de encerramento do TIA
A Seleção Distrital da Associação de Futebol de Bragança (AFB) encerrou a sua participação no Torneio Interassociações (TIA) de Futsal Feminino de Sub-17 com uma vitória, por 3-2, diante da AF Castelo Branco.
Na derradeira partida disputada, esta sexta-feira, no Pavilhão da Escola Secundária Emídio Garcia, a formação brigantina garantiu o triunfo com os tentos de Sara Cordeiro e Diana Cruz que assinou um bis na partida.
Os golos das albicastrenses foram marcados por Mariana Esteves e Maria Farinha.
Nas quatro partidas disputadas, ao longo dos quatro dias de competição, a AF Bragança somou duas vitórias, frente AF Coimbra (5-0) e AF Castelo Branco, e duas derrotas nos embates com a AF Setúbal (4-1) e AF Santarém (2-3).
O Selecionador Distrital, António Fernandes, em declarações à AFBTV, colocou a ênfase no empenho das suas atletas, em detrimento de uma visão ‘resultadista’. “Foi uma participação positiva, nós nunca olhamos para os resultados, o resultado é uma consequência, nós olhamos é para as atitudes”.
António Fernandes aproveitou, ainda, para frisar que “temos cinco atletas com 13 anos e muita gente esquece-se disso, olham para o resultado, olham para quem joga mais, quem joga menos, mas isso para é indiferente, aqui todas jogam e todas têm a sua oportunidade” acrescentando que “as atletas chegaram ao fim do torneio mais conhecedoras do futsal e dos momentos de jogo com e sem bola."
Com presença assídua no TIA, António Ramos, Presidente da AFB, mostrou-se orgulhoso pela realização de mais um grande evento desportivo no distrito de Bragança. “Este é o segundo grande evento desportivo no espaço de 8 meses (TIA de futebol feminino de Sub-14, em abril), o que significa que o trabalho realizado pela AFB ao nível da organização de eventos, tanto em futebol e futsal, satisfaz os níveis de exigência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)”.
Este aval positivo permite a António Ramos confidenciar a possibilidade de Bragança voltar a ser palco de mais eventos desportivos com a chancela da FPF. “Este reconhecimento da dinâmica, empenho e abnegação da AFB pode vir a ser premiado com a realização de mais eventos da FPF, nomeadamente os Torneios de Desenvolvimento da UEFA Sub-16, em masculino e feminino, no final da época, e a realização de jogos internacionais", acrescentando que “as críticas levianas de que somos alvos demonstra claramente falta de conhecimento no trabalho e visão estratégica desta Associação nos últimos anos”.
António Ramos lembrou as dificuldades vividas nestes oito anos ao leme da AFB e aponta o caminho traçado para a valorização do distrito no contexto desportivo. “Quando entrámos em funções deparámo-nos com uma instabilidade terrível, mas gradualmente fomos organizando a nossa estratégia e sendo mais consistentes nas nossas atividades e propostas de desenvolvimento no futebol e futsal. A incerteza vivida com a pandemia da Covid-19 atrasou a nossa dinâmica de propostas de desenvolvimento, mas aspiramos reabilitar essa linha orientadora para a curto e médio prazo contar com participações consistentes das diversas seleções da nossa Associação. Independentemente das dificuldades inerentes, queremos colocar Bragança no mapa desportivo,” concluiu.
No âmbito da realização do Torneio Interassociações Futsal Feminino Sub-17, Jorge Braz, Selecionador Nacional de Futsal, e Pedro Dias, Diretor da FPF, foram homenageados pela AF Bragança com as placas de Mérito e Excelência Desportiva entregues pelo presidente António Ramos.
A prova, sem caráter competitivo, contou com a presença de 20 equipas das Associações de Futebol do país, observadas atentamente pelo Selecionador Nacional de futebol feminino Luís Conceição.
De realçar, como nota final, a AF Coimbra que venceu o prémio ‘fair-play’, num evento que contou com jogos, ao longo de quatro dias, em Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.
Confira os resultados do 4.º dia de competição (30/12):
Pavilhão Municipal Macedo de Cavaleiros
AF Porto 5-2 AF Viseu
AF Braga 4-2 AF Madeira
Pavilhão INATEL - Mirandela
AF Évora 2-0 AF Ponta Delgada
AF Viana do Castelo 4-3 AF Guarda
Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira
AF Setúbal 2-2 AF Coimbra
AF Leiria 2-2 AF Santarém
Pavilhão da Escola Secundária Emídio Garcia
AF Beja 1-5 AF Portalegre
AF Bragança 3-2 AF Castelo Branco
Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Flor
AF Aveiro 1-0 AF Lisboa
AF Algarve 1-7 AF Vila Real
Recorde os resultados dos primeiros três dias da prova:
AF Lisboa 3-4 AF Madeira
AF Braga 3-1 AF Viseu
AF Porto 2-3 AF Aveiro
AF Bragança 5-0 AF Coimbra
AF Castelo Branco 0-7 AF Leiria
AF Santarém 5-0 AF Portalegre
AF Setúbal 6-3 AF Beja
AF Viana do Castelo 1-10 AF Vila Real
AF Guarda 0-5 AF Ponta Delgada
AF Algarve 0-2 AF Évora
AF Braga 0-3 AF Aveiro
AF Lisboa 2-0 AF Porto
AF Madeira 5-2 AF Viseu
AF Santarém 3-0 AF Castelo Branco
AF Coimbra 1-2 AF Portalegre
AF Setúbal 4-1 AF Bragança
AF Leiria 4-2 AF Beja
AF Ponta Delgada 3-6 AF Vila Real
AF Algarve 3-2 AF Viana do Castelo
AF Guarda 3-0 AF Évora
AF Lisboa 2-2 AF Braga
AF Viseu 0-7 AF Aveiro
AF Madeira 2-3 AF Porto
AF Portalegre 2-2 AF Setúbal
AF Leiria 4-1 AF Coimbra
AF Castelo Branco 0-2 AF Beja
AF Bragança 2-3 AF Santarém
AF Guarda 0-4 AF Vila Real
AF Évora 2-2 AF Viana do Castelo
AF Ponta Delgada 2-0 AF Algarve
Foto: Guilherme Moutinho