Nordeste Transmontano

Agricultura enfrenta das piores recessões devido à seca extrema

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-08-25 09:24

Agricultores e autarcas reivindicam a criação de mais regadio no distrito de Bragança para acautelar o futuro e fazer face às alterações climáticas.
A seca que assola todo o território nacional, em particular o Nordeste Transmontano, a pior do século pelos dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), deixou todos apreensivos, porque se trata de uma condição climática com tendência para se repetir.
No concelho de Bragança, o presidente da Câmara, reclama a construção de três albufeiras para a agricultura, nomeadamente em Rebordãos, Calvelhe e Parada, cujas candidaturas aguardam luz verde. Hernâni Dias diz que é altura de o governo “olhar para os projetos, que tem em carteira, e para as barragens que estão em candidatados, com um investimento de 33 milhões de euros”.
Esta autarquia já gastou 300 mil euros para mandar elaborar os projetos das barragens, mas a sua construção ainda não foi aprovada. “É pena que o governo não dê seguimento. Andamos sempre a correr atrás do prejuízo quando devíamos fazer exatamente o contrário. Agir por antecipação e criar mecanismos que ajudem, de facto, os agricultores a evitar as perdas resultantes destas situações mais rigorosas em termos climáticos”, afirmou o autarca.

Assinaturas MDB