Vinhais

Américo Pereira revoltado com a falta de médicos no centro de saúde da vila

Publicado por Glória Lopes em Seg, 2016-08-08 19:00

 
 
O presidente da câmara de Vinhais, Américo Pereira, considera a falta de médicos no centro de saúde de Vinhais, nos últimos dias, "uma vergonha". O autarca garante que
"nos últimos tempos é frequente o centro de saúde de Vinhais estar alguns períodos curtos de tempo sem consulta médica", mas, segundo diz, a situação piorou desde a semana passada . "Estivemos praticamente toda a semana sem médico", referiu Américo Pereira.
Numa altura em que a população do concelho aumenta consideravelmente, o autarca diz que está preocupado com a falta de médicos e com a possibilidade de utentes ficarem sem ser atendidos.
A Unidade Local de Saúde do Nordeste deu conta que o centro de saúde dispõe de  cinco médicos em funções, mas admite que que o mês de agosto, por ser um período em que se regista um maior número de profissionais de saúde em gozo de férias, "é também, por isso, um daqueles que, a par de outras épocas festivas como o Natal ou a Páscoa, exige um maior esforço na organização de escalas de trabalho".
Uma fonte oficial da mesma entidade adiantou que se verificam "algumas dificuldades na operacionalização dessas escalas, no entanto, tratou-se de situações pontuais, e não “toda a semana sem médico”, como foi divulgado pela Câmara Municipal de Vinhais. Esclarecendo ainda que na semana de 01 a 05 de agosto, dos cinco médicos do quadro daquele Centro de Saúde, quatro estiveram ao serviço, com exceção de um, por motivo de doença, comprovada através de atestado.

Assinaturas MDB