Vila Flor

Antigo autarca e funcionário de IPSS confessou desvio de dinheiro da junta e centro paroquial

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-01-06 09:27

Um antigo membro da junta de freguesia de Vila Flor, também funcionário do centro paroquial de Nabo, neste concelho, começou a ser julgado ontem no Tribunal de Bragança pelo desvio de 41 mil euros das duas instituições.
O arguido, com 42 anos, confessou todos os crimes, nomeadamente abuso de confiança qualificado, falsificação, peculato e falsidade informática. Prescindiu ainda da produção de prova. O arguido não faz parte da autarquia desde 2017.
Os factos ocorreram entre os anos de 2012 e 2016, quando o arguido era trabalhador do centro paroquial e secretário da junta de freguesia. Como tinha as funções de gerir a tesouraria e a contabilidade, apropriou-se de 25.866 euros, constituído por valores pertença do centro paroquial, e nos documentos de contabilidade, ou registava depósitos bancários que nunca fez, ou não registava nem emitia documentos comprovativos de pagamentos recebidos em numerário. No exercício de funções enquanto secretário da junta de freguesia, de 2015 e 2016, transferiu para as suas contas bancárias, quantias depositadas na conta da freguesia, no valor de 15.200 euros. Simulava pagamentos a fornecedores e apresentava-os à tesoureira, cujo código de validação era também necessário para proceder às operações.

Assinaturas MDB