Apesar de a cidade ter reservas de água para mais de um ano é preciso racionalidade nos gastos
Com entrada em funcionamento da Barragem de Veiguinhas, a cidade de Bragança ainda tem água para cerca de 400 dias "mesmo que não chova", garantiu esta manhã de quinta-feira o presidente da câmara, Hernâni Dias, durante uma conferência de imprensa para fazer o ponto da situação da seca. "Aos consumos atuais, que agora são mais baixos comparativamente com agosto, há água para mais 400 dias. Se não chover mesmo. Se não existisse Veiguinhas estaríamos numa situação complicada de abastecimento de água", frisou.
A barragem de Veiguinhas, que está no primeiro ano de funcionamento, dispõe atualmente de quatro milhões de metros cúbicos de água. A 10 de outubro a reserva estava a 100% e a estimativa aos consumos atuais indica que há água para mais de um ano. "Abastece a 100% o sistema adutor, que assegura a totalidade do abastecimento", deu conta o autarca.
A cidade está a ser abastecida por Veiguinhas, pois, entretanto, o município suspendeu a utilização da Barragem da Serra Serrada por estar no limite da sua capacidade, com água que só chegaria para nove dias. Esta barragem estava a ser usada desde o dia 9 de junho e foi fechada no dia 10 de outubro, porque as linhas de água já não alimentavam o sistema de adução. No dia 10 de outubro o volume de água útil rondava os 80 mil metros cúbicos, o que é pouco, pois corresponde a 5,3% da capacidade da barragem, menos 320 mil metros cúbicos do que em igual período de 2016", explicou o autarca.