Autarca culpa IP pelo apagão nos quatro Nós de acesso à cidade
Estão às escuras os quatro Nós que fazem o acesso entre o troço do IP4, variante à autoestrada, e a cidade de Bragança. As luminárias estão lá, até em grande número nós da Trajinha, Vinhais, Sabor e Cantarias, mas não dão luz. A câmara responsabiliza a Infraestruturas de Portugal (IP) pelo apagão, uma vez que os troços que restam do antigo IP4 são da sua responsabilidade.
O presidente da câmara considera a falta de iluminação "demonstrativa da falta de empenho e cuidado com a garantia de segurança" na manutenção dos equipamentos por parte da IP. Hernâni Dias, manifestou ao Mensageiro, o seu descontentamento pela situação dos Nós que estão sob a tutela da IP. "As luzes estão desligadas. Isso aconteceu desde que a IP assumiu a responsabilidade e decidiu desligar ou ir deixando desligar as lâmpadas dos candeeiros. Hoje mesmo em Nós mais próximos da cidade, tudo de encontra desligado", criticou o autarca, que citou ainda a falta de limpeza nas estradas nacionais no Verão. "É importante que esses Nós estejam iluminados, pois se não fosse para estarem não tinham sido colocados as luminárias", acrescentou.
O município vai solicitar à IP que algumas luminárias passem para a alçada da autarquia a fim de minimizar o problema. "Nós não podemos substituir à IP mas como é o Nó da Trajinha é uma zona mais próxima da cidade podemos tentar negociar com a IP para garantirmos a iluminação pois trata-se de uma rotunda por onde circula muita gente a pé", prometeu.