Vinhais

Autarca responde à oposição sobre realização da Feira do Fumeiro online

Publicado por Redação em Qua, 2022-01-26 15:03

O presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, responde à oposição de direita no Município, que criticou o executivo PS por ter decidido realizar a tradicional Feira do Fumeiro apenas online este ano.

Em nota enviada ao Mensageiro de Bragança, Luís Fernandes realça "a importância do Fumeiro de Vinhais enquanto produto de relevância económica para o concelho", algo que "deve ser sempre salvaguardado e valorizado porque este é o produto que deu nome a Vinhais transformando-a na Capital do Fumeiro".

"Por isso mesmo a Câmara Municipal sempre tudo fez, faz e continuará a fazer para divulgar, valorizar e potenciar um produto tão importante.

A Feira do Fumeiro é a maior dentro deste género de eventos do país, e é assim que queremos que continue a ser.

Infelizmente no ano de 2021 não foi possível realizá-la, tal como em 2022, pelos motivos que todos conhecemos", explicou.

Luís Fernandes lembra ainda a recomendação da Comunidade Intermunicipal para a não realização de eventos como feiras temáticas devido à pandemia.

"Sempre mantivemos a esperança e o objetivo de este ano ser possível, no entanto, face ao aumento do número de casos que temos nesta altura, depois de uma recomendação da CIM no sentido da não realização de eventos desta dimensão, de um parecer negativo da Direção Geral de Saúde, tendo em atenção o contexto e a dimensão da Feira do Fumeiro, de ser impossível um controlo das entradas das pessoas, da própria relutância de alguns produtores em participarem de forma presencial, tendo em atenção o receio em relação ao contágio do vírus, entendemos que seria melhor manter a Feira do Fumeiro de forma online, tal como no ano anterior em que as vendas felizmente foram um sucesso, e este ano numa reunião com os produtores manifestaram também a grande procura que existia já por parte de várias pessoas", sublinhou.

"Sabemos que a envolvência da Feira do Fumeiro vai muito além da venda deste produto, sabemos também a importância que ela tem no contexto económico do concelho e mesmo da região.

Sabemos bem que um dos setores mais afetados é o setor da restauração e por isso iremos tomar medidas específicas para este setor no sentido de minimizar as consequências pela não realização da feira.

O contexto da Feira do Fumeiro de Vinhais nada tem a ver com o contexto da Feira do Fumeiro de Montalegre, isto quando nos referimos ao espaço onde são realizadas, visto que como todos sabem a Feira do Fumeiro tem muito mais espaço do que o simples pavilhão da fumeiro", acrescentou Luís Fernandes.

O autarca aponta, ainda, o dedo àquilo que chama de "falta de ideias" da oposição.
"É de estranhar ou talvez não, que na Reunião de Câmara do dia 10 de janeiro este assunto foi abordado e explicado aos senhores vereadores da Coligação, tendo em atenção a realidade que vivemos e não houve pela parte deles nem uma palavra, nem uma ideia sobre a Feira do Fumeiro, só agora, aliás, como costumam fazer que através de notícias, e ainda mais do facebook opinam sobre algo tão importante.

Mas nos órgãos próprios onde os assuntos devem ser debatidos, limitam-se a mais do mesmo, ou seja a nada.

Ninguém mais do que todos nós gostávamos que a Feira do Fumeiro fosse feita, como foi a Feira da Castanha, mas infelizmente não é possível.

Por isso, aquilo que tudo faremos é valorizar, potenciar, algo que é tão importante para o nosso concelho, isso é aquilo em que nós acreditamos, e que queremos para as pessoas deste concelho", conclui o autarca.

Assinaturas MDB